• Carregando...

Dacar, Senegal – A equipe brasileira, comandada pelo veterano André Azevedo, ficou a apenas 31 minutos de ocupar o pódio do Rali Dacar, encerrado ontem com uma etapa de apenas 16 quilômetros cronometrados. André, que correu o Dakar pela 20.ª vez, acompanhado por Maykel Justo e pelo tcheco Mira Martinec, chegou em sétimo nesta etapa, e acabou com o tempo de 59h19min02s.

O terceiro lugar ficou com os tchecos Ales Loprais e Petr Gilar, que usam um caminhão Tatra, mesmo modelo dos brasileiros, e marcaram 58h48min35s. O vencedor foi o holandês Hans Stacey, que teve como escudeiros seu compatriota Bernard der Kinderen e o belga Charly Gotlib. Eles marcaram 54h03min05s, mais de três horas de vantagem para os vice-campeões, os russos Ilgizar Mardeev, Aydar Belyaev e Eduard Nikolaev.

"Não somos os únicos a vir aqui para vencer. O pessoal sempre andou muito rápido também", reconheceu André, que sonhava em ocupar o pódio da competição.

Nas motos, Jean Azevedo, irmão de André, conseguiu terminar o Dacar na 25.ª posição,depois de chegar em quarto lugar na etapa derradeira – havia sido o vencedor no sábado. Ele acabou fazendo uma prova de recuperação, depois de ter vários problemas e saiu satisfeito com a evolução na última semana.

"Essa vitória (no penúltima prova) me anima a voltar com força total no ano que vem e seguir na batalha para estar entre os cinco primeiros", disse. Se não tivesse sido punido em uma hora, por estourar o tempo máximo de chegar em uma das etapas, Jean teria ficado na 19.ª posição.

O estreante Carlos Ambrósio também ficou bastante feliz por ter conseguido completar a prova, em 50.º lugar. Uma vitória, já que por causa de uma cirurgia no ombro, quase ficou de fora da prova. "Meu objetivo sempre foi o de concluir a prova. Cheguei a pensar que seria obrigado a adiar o sonho de correr pela primeira vez o Dacar", disse.

O vencedor foi o francês Cyril Despres, que já havia sido campeão em 2005. Ele mrcou o tempo total de 51h36min53s, mais de meia hora de vantagem para o segundo colocado, o também francês David Casteu. O norte-americano Chris Blais completou o pódio, em terceiro lugar.

Nos carros, foi premiada a regularidade do francês Stephane Peterhansel, que venceu sem ter ficado em primeiro lugar em nenhuma das etapas. Ao lado de Jean-Paul Cottret, ele chegou com o tempo acumulado de 45h53min37s, apenas 7min26s de vantagem para a dupla formada por Luc Alphand e Gilles Picard. Jean-Louis Schlesser e Arnaud Debron, em terceiro lugar, completaram o pódio francês da prova.

A dupla brasileira formada por Klever Kolberg e Eduardo Bampi marcou o 12.º melhor tempo do dia e fechou o Dacar em 57.º na classificação geral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]