O Brasil fez uma estréia emocionante na Copa dos Campeões, que está sendo disputada no Ginásio Metropolitano de Tóquio, no Japão. Na madrugada desta terça-feira, as meninas da seleção, comandada pelo treinador José Roberto Guimarães lutaram muito e venceram, de virada, a equipe da China por 15/25, 17/25, 25/20, 25/20 e 15/8.
Nesta quarta-feira, às 4h (de Brasília), as brasileiras voltam à quadra para enfrentar a Polônia. O confronto terá transmissão ao vivo do Sportv.
A vitória trouxe uma igualdade em confrontos diretos entre as seleções este ano: as chinesas venceram duas vezes, mas as brasileiras deram o troco: a primeira vitória foi obtida também de virada na final do Torneio de Montreux, na Suíça, e a segunda agora em Tóquio, no Japão.
No oriente, o Brasil busca o título inédito e que viria para coroar uma temporada perfeita: este ano, a seleção venceu o Grand Prix, o Torneio de Courmayeur (Itália), a Copa Masters de Montreux (Suíça), o torneio classificatório para o Mundial em Cabo Frio (Rio de Janeiro) e o Sul-Americano.
Reação
Pelo regulamento da competição, não há final. São cinco jogos contra China, Polônia (campeã européia), Japão (país-sede), Estados Unidos (detentores do troféu das Américas do Norte e Central) e Coréia do Sul (convidada).
O Brasil começou o jogo contra a China disposto a não entregar os pontos com facilidade. Fez muito bem até o 12º ponto, quando as chinesas encostaram e depois viraram. Em 21 minutos, 25/15. No segundo set, as meninas reagiram e parecia que o jogo ficaria empatado. As brasileiras abriram 4/1, mas novamente permitiram a reação das asiáticas. Em 24 minutos, derrota por 25/17.
A terceira série foi a mais equilibrada: as brasileiras melhoraram o saque e o bloqueio, fundamentos em que foram superadas durante todo o confronto, mantiveram a frente no placar e acabaram fechando em 25/20 e em 23 minutos.
O tão sonhado empate veio no quarto set: sempre na frente, a seleção mostrou mais força que as chinesas e, em 25 minutos, venceu novamente por 25/20. Na série decisiva, só deu Brasil: as meninas conseguiram uma vantagem de 5/3 e venceram por 15/8.
Esta é a terceira edição da Copa dos Campeões feminina. Na primeira, disputada em 1997, o Brasil, que era treinado por Bernardinho, terminou em terceiro lugar. A Rússia levou o título. Em 2001, já comandada por Marco Aurélio Motta, a equipe brasileira ficou em quarto lugar. A campeã foi a China.