Cuiabá - A seleção brasileira feminina de basquete estreia hoje na Copa América, competição que reúne oito participantes e distribui três vagas para o Mundial da República Tcheca, em 2010. Na primeira rodada, o Brasil jogará com Porto Rico, a partir das 20 horas, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Porto Rico, Canadá e República Dominicana Argentina, Chile, Cuba e Venezuela compõem o Grupo B. Na primeira fase do torneio, as seleções se enfrentam dentro das chaves, classificando as duas melhores de cada para as semifinais.
Por jogar em casa e pela tradição, o Brasil é favorito ao título já conquistou o torneio duas vezes (1997 e 2001) em cinco edições, enquanto Cuba ganhou duas e os EUA venceram uma. Mas a seleção brasileira vive um momento de renovação, o que pode dificultar a classificação.
Agora com Hortência como diretora e Janeth como assistente, o técnico Paulo Bassul não poderá contar com as duas melhores jogadoras brasileiras na atualidade: a ala Iziane, que não aceitou a convocação por divergências com o próprio Bassul, e a pivô Érika, que pediu dispensa porque seu time estava disputando os playoffs da WNBA, a liga profissional feminina dos EUA.
Aposta na experiência
Assim, Bassul apelou para duas jogadoras veteranas, que voltaram a servir a seleção para ajudar na renovação do grupo: a armadora Helen e a pivô Alessandra, ambas de 35 anos. Mas o destaque do time é mesmo a ala Micaela, candidata a cestinha brasileira na disputa da Copa América. "O grupo é forte e, principalmente, versátil", avaliou Bassul.
Ao vivo
Brasil x Porto Rico, às 20 horas, no SporTV2
Deixe sua opinião