A seleção masculina de vôlei do Brasil perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 1 nesta quinta-feira (2) na Olimpíada de Londres. O resultado deixou os norte-americanos isolados na liderança do grupo B com nove pontos.
Os brasileiros jogaram bem o primeiro set, mas fizeram um jogo com muitos erros de ataque e permitiram que os os adversários abrissem vantagem e dominassem os outros três sets. A partida foi uma reedição da final olímpica de Pequim 2008, quando a equipe nacional ficou com a prata.
O Brasil tem agora os mesmos seis pontos da Rússia, mas leva vantagem nos sets vencidos e está em segundo lugar. As duas próximas partidas, ainda pela fase de grupos, são contra a Bernardinho cedeu 28 pontos enquanto recebeu 22 dos americanos.
"Eles não erraram tanto quanto os russos. Nós erramos demais e sacamos abaixo (do esperado)", avaliou o comandante brasileiro em entrevista ao SporTV após a partida. "Temos muita coisa para consertar. É só o início", emendou.
O libero Serginho também destacou que o time precisa diminuir os erros, principalmente nas cortadas. "O ataque de primeira bola não funcionou bem. A gente sabia que eles riram jogar com inteligência. Algumas coisas não funcionaram. Eles preferem que a gente dê o erro do que eles errarem", declarou também em entrevista ao SporTV.
O jogo
No primeiro set, o jogo foi equilibrado e disputado ponto a ponto. A vantagem brasileira foi construída no fim em dois aces seguidos de Vissotto, que desempatou e deu a vitória para o Brasil por 25 a 23. Foi uma recompensa para o time, que forçou bastante o saque para dificultar o passe do time norte-americano.
O time dos Estados Undiso se recuperou no segundo set e abriu seis pontos de vantagem. O Brasil chegou a tirar a diferença e virar o jogo com 25 a 24, mas os americanos conseguiram fechar em 27 a 25.
No terceiro set, a seleção brasileira voltou a errar e não conseguir encaixar o saque para diminuir a agressividade do ataque adversário. Com isso, os Estados Unidos fecharam em 25 a 19.
Sem conseguir reagir na última parte da partida, os americanos abriram vantagem no meio do set e fecharam com certa facilidade em 25 a 17.