Fase final
Saiba qual o caminho do Brasil em busca do título do GP:
Primeira rodada (amanhã)
2 h - EUA x Polônia
4h30 - Brasil x Japão
8h30 - China x Itália
Segunda rodada (quinta-feira)
2 h - EUA x Itália
4h30 - Polônia x Brasil
8h30 - China x Japão
Terceira rodada (sexta-feira)
2 h - Japão x Itália
4h30 - Brasil x EUA
8h30 - China x Polônia
Quarta rodada (sábado)
2 h - Japão x Polônia
4h30 - Brasil x Itália
8 h - China x EUA
Quinta rodada (domingo)
2 h - Japão x EUA
4h30 - Itália x Polônia
8 h - China x Brasil
* Horários de Brasília
Ningbo, China - Em busca do seu nono título do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei estreia na fase final da competição na madrugada de amanhã, a partir das 4h30 (horário de Brasília), em Ningbo, na China. O primeiro desafio será contra o Japão, na abertura da maratona de cinco jogos em cinco dias que irá definir o campeão da edição 2010 do torneio.
Depois de abrir a fase final contra o Japão, o Brasil jogará contra Polônia, na quinta-feira, Estados Unidos, na sexta, Itália, no sábado, e China, no domingo. Será campeã a seleção que somar mais pontos nas cinco rodadas decisivas em Ningbo, sendo que as brasileiras tentarão ampliar o recorde de oito títulos, depois das vitórias em 1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008 e 2009.
O Brasil terminou com a melhor campanha na fase de classificação do Grand Prix, com oito vitórias em nove jogos disputados a única derrota foi para a Itália. Chegou, inclusive, a enfrentar o Japão, de quem venceu por 3 sets a 0, logo na primeira rodada da competição, em São Carlos, no interior de São Paulo. Mas o técnico José Roberto Guimarães alerta para a evolução das japonesas.
"O Japão melhorou muito nos últimos anos. Esperamos dificuldades sempre. A equipe joga em velocidade e defende muito bem. Temos de estar preparados para enfrentar um time com bom volume de jogo", avisou o treinador brasileiro, consciente das dificuldades que o Brasil terá para manter sua hegemonia no Grand Prix. A principal delas, segundo ele, é a desgastante maratona de jogos na fase final.
Por isso mesmo, Zé Roberto tratou de fazer um rodízio de jogadoras nas últimas partidas da fase de classificação, para poupar as titulares e dar ritmo às reservas. Assim, ele espera ter o grupo inteiro com força máxima para chegar ao título do Grand Prix, competição que também serve como preparação para o Campeonato Mundial do Japão, que começa no dia 29 de outubro.
"Chegamos ao momento mais importante do campeonato. Aproveitamos o final da primeira fase para testar e dar ritmo a todas. Os cinco jogos decisivos que teremos pela frente serão muito difíceis e precisaremos contar com todas as atletas. Agora, cada ponto será importante para o resultado final. Cada jogo representará um degrau na tabela de classificação", disse Zé Roberto.
Ao vivo
Brasil x Japão, amanhã, às 4h30, no SporTV e na Band.
* * * * *
Masculino
Além do título do Torneio Hubert Jerzeg Wagner, o Brasil voltou da Polônia com três premiações individuais. A maior surpresa foi o paranaense Marlon, escolhido melhor levantador. Murilo foi o melhor jogador e Dante o melhor passe. O torneio fez parte da preparação para o Mundial, que será realizado na Itália, de 25/9 a 10/10. Brasil e Polônia voltarão a se enfrentar em três amistosos no ginásio do Tarumã, em Curitiba, nos dias 3 (às 19h), 4 e 5 de setembro (ambos às 10 h).
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião