Para se classificar para a semifinal da Liga Mundial 2006 sem precisar ficar na dependência de outros resultados, a seleção brasileira masculina precisa vencer a Rússia, nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo do SporTV. Integrante do Grupo F, a seleção perdeu para a Bulgária, já classificada antecipadamente, mas venceu a Itália, e está em segundo lugar na chave.
A situação do Brasil não está definida, pois o critério de desempate é o "point-average", uma conta na qual se divide os pontos perdidos pelos conquistados. A seleção ainda pode ficar com a primeira colocação do grupo caso vença a Rússia e a Bulgária tropece diante da Itália por uma larga margem de pontos. O certo é que a Bulgária já está classificada.
A Itália, derrotada nas duas primeiras partidas da fase final, ainda pode tirar a vaga do Brasil. Se os italianos vencerem a Bulgária nesta sexta-feira por uma grande vantagem e a Rússia derrotar a seleção brasileira, Itália e Brasil empatam na soma de pontos e o desempate será no critério de point-average.
O Grupo E também não está definido. A Rússia lidera com duas vitórias, enquanto a França tem uma vitória e uma derrota. Só mesmo na próxima rodada, nesta sexta-feira, serão definidos os classificados para as semifinais. Porém, a possibilidade da Rússia (1º colocado do Grupo E) enfrentar o Brasil (2º Grupo F) e da Bulgária (1º do Grupo F) pegar a França (2º do Grupo E) é grande.
Classificação do Grupo F 1º) Bulgária - 4 pontos, 152 pontos a favor, 128 pontos sofridos2º) Brasil - 3 pontos, 152 pontos a favor, 154 pontos sofridos3º) Itália - 2 pontos, 178 pontos a favor, 203 pontos sofridos