O Brasil receberá três campeonatos mundiais de judô nos próximos cinco anos. A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou na Turquia, após a eleição do Comitê Executivo da entidade, nesta segunda-feira (1º), que Salvador sediará a competição por equipes em 2012; São Paulo, o Individual Sênior, em 2013; e o Rio de Janeiro, também o Individual Sênior de 2015.
"O judô brasileiro já tem consolidado o seu espaço no cenário internacional. Trazer três mundiais num espaço de apenas quatro anos comprova a força do nosso judô, que com sua estrutura e inovações faz com que a Federação Internacional de Judô tenha plena confiança na nossa capacidade de realização e entrega dos eventos", declarou o presidente da Confederação Brasileira da modalidade, Paulo Wanderley Teixeira.
Com isso, o país se tornará chave para definir os judocas que disputarão a Olimpíada do Rio de Janeiro, já que o Mundial é o evento que mais pontua no ranking da modalidade. E é justamente através desse ranking que os participantes dos Jogos de 2016 serão definidos.
O Brasil já realizou dois mundiais: em 1965 e em 2007, ambos no Rio de Janeiro. O segundo é até hoje o Mundial com o maior número de países participantes. Desde que a competição foi criada em 1956, 17 países foram sede. O recordista é o Japão, com seis mundiais realizados.