Com uma bela atuação, a seleção brasileira masculina superou a pressão da torcida e venceu a Itália por 3 sets a 1 (com parciais de 25/15, 25/22, 23/25 e 25/17), ontem, em Roma, pela semifinal do Mundial de vôlei. Com a vitória, o time do técnico Bernardinho busca agora o tricampeonato da competição venceu em 2002 e 2006. O adversário na decisão será a seleção de Cuba, que venceu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/17, 31/29, 22/25 e 16/14, em jogo realizado também ontem. A final está marcada para amanhã, às 16 horas. Na preliminar, a Itália encara a Sérvia.
A partida entre Brasil e Itália era a mais aguardada do Campeonato Mundial em virtude das polêmicas criadas durante a competição. A seleção brasileira foi duramente criticada pela imprensa e torcida italiana após entregar o jogo contra a Bulgária, na segunda fase, para cair em um grupo teoricamente mais fácil.
Já a equipe comandada pelo técnico Bernardinho criticou o regulamento do torneio. Na opinião dos brasileiros, o regulamento foi feito para beneficiar a Itália.
No jogo, o Brasil ignorou a pressão da torcida italiana. Com uma atuação praticamente perfeita, o time brasileiro começou muito bem e venceu o primeiro set com facilidade por 25 a 15.
Burburinhos de bastidores ajudaram a apimentar o encontro. E a esperada provocação começou cedo, mas de forma sutil. Mastrangelo parou Dante no bloqueio e encarou o ponteiro brasileiro. O bicampeão mundial não entrou na dele. O alvo do mais velho jogador em quadra o italiano tem 35 anos , então, mudou. Os olhares foram direcionados para Leandro Vissotto. Bruninho interveio: "Não cai na dele".
A segunda parcial foi equilibrada. Os italianos saíram na frente, mas o Brasil conseguiu recuperar e empatou. O jogo seguiu equilibrado até o empate por 20 a 20, quando a equipe brasileira perdeu o levantador Bruno, que deixou a quadra sentindo uma lesão no tornozelo esquerdo.
Mesmo assim, a equipe não se abateu. Marlon, que havia ficado afastado por 18 dias devido à uma doença inflamatória intestinal crônica, entrou na partida e levou o Brasil a vitória por 25 a 22.
No terceiro set, o time italiano começou melhor e abriu 11 a 7. Os italianos continuaram à frente do placar e abriram 20 a 16. Machucado, Bruno voltou e o Brasil encostou no placar, mas foi derrotado por 25 a 23.
Na quarta parcial, o Brasil se manteve ligado desde o início, conseguiu abrir uma boa vantagem e venceu com tranquilidade por 25 a 17, calando os italianos.
O Brasil chega à final com duas derrotas uma para a Bulgária, quando entregou o jogo, e outra para Cuba, ainda pela primeira fase da competição.
Ao vivo
Brasil x Cuba, às 16 horas, na Band, SporTV e transmissão interativa no site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes)