O Brasil impôs vantagem durante todo o jogo e levou o Campeonato Sul-Americano de Basquete em vitória sobre o Uruguai, neste domingo, por 92 a 61.
Os brasileiros, com a vitória deste domingo, recuperaram o título perdido para a Argentina no último campeonato, em 2004, disputado em Campos, no estado do Rio. Assim, o Brasil soma 17 títulos conquistados, contra 12 do Uruguai e 11 da Argentina.
A equipe de Lula Ferreira ditou o ritmo do jogo deste domingo durante todos os quatro períodos, apenas no terceiro quarto o Uruguai conseguiu marcar os mesmos 19 pontos que o Brasil.
"Jogamos o tempo todos concentrados e nem a derrota para a Venezuela abalou a equipe. Essa conquista é uma motivação a mais rumo ao Mundial do Japão", diz o pivô Murilo.
Marcelinho Huertas levou o prêmio de melhor jogador do torneio e sai na frente na disputa para ocupar uma das vagas que restam na seleção masculina que participa do Mundial, que será realizado entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro.
Diferentemente do jogo do sábado, contra a Argentina, só decidido no último segundo com uma cesta de Nezinho, a final foi tranqüila para o Brasil, que terminou com 31 pontos de vantagem no placar.
Uruguai e Argentina, 2º e 3º colocados no Sul-Americano, confirmaram presença no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro. Os brasileiros já têm sua vaga assegurada.
Os quatro primeiro colocados, Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela, se classificaram para disputar uma vaga nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, na China.
Os brasileiros, no campeonato, perderam apenas para a Venezuela, que acabou em quarto, após ser derrotada pela Argentina na disputa pelo bronze, neste domingo.
BRASIL 92 X 61 URUGUAI
BRASIL - Nezinho (4 pontos), Marcelinho Huertas (19), Arthur (12), Murilo (13) e Estevam (11). Entraram: Marcus (4), Duda (8), Caio Torres (12), Felipe (0), André Bambu (9), Paulão (0) e Manteguinha (0). Técnico: Lula Ferreira.
URUGUAI - Diego Castellón (0), Martin Osimani (11), Maurício Aguiar (8), Leandro Garcia (19) e Esteban Batista (14). Entraram: Luís Silveira (0), Pablo Morales (5), Cláudio Charquero (1), Joaquim Izuibejeres (2), Emilio Taboada (1), Sebastian Izaguirre (0) e Nicolas Donatti (0). Técnico: Fernando Cabrera.
A Campanha do Brasil no Sul-Americano de 2006:
Brasil 85 x 57 ChileVenezuela 85 x 82 Brasil Argentina 72 x 74 Brasil (semifinal)Brasil 92 x 61 Uruguai (final)
Classificação Final:
1º - Brasil;2º - Uruguai;3º - Argentina;4º - Venezuela;5º - Colômbia;6º - Chile
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião