O Brasil impôs vantagem durante todo o jogo e levou o Campeonato Sul-Americano de Basquete em vitória sobre o Uruguai, neste domingo, por 92 a 61.
Os brasileiros, com a vitória deste domingo, recuperaram o título perdido para a Argentina no último campeonato, em 2004, disputado em Campos, no estado do Rio. Assim, o Brasil soma 17 títulos conquistados, contra 12 do Uruguai e 11 da Argentina.
A equipe de Lula Ferreira ditou o ritmo do jogo deste domingo durante todos os quatro períodos, apenas no terceiro quarto o Uruguai conseguiu marcar os mesmos 19 pontos que o Brasil.
"Jogamos o tempo todos concentrados e nem a derrota para a Venezuela abalou a equipe. Essa conquista é uma motivação a mais rumo ao Mundial do Japão", diz o pivô Murilo.
Marcelinho Huertas levou o prêmio de melhor jogador do torneio e sai na frente na disputa para ocupar uma das vagas que restam na seleção masculina que participa do Mundial, que será realizado entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro.
Diferentemente do jogo do sábado, contra a Argentina, só decidido no último segundo com uma cesta de Nezinho, a final foi tranqüila para o Brasil, que terminou com 31 pontos de vantagem no placar.
Uruguai e Argentina, 2º e 3º colocados no Sul-Americano, confirmaram presença no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro. Os brasileiros já têm sua vaga assegurada.
Os quatro primeiro colocados, Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela, se classificaram para disputar uma vaga nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, na China.
Os brasileiros, no campeonato, perderam apenas para a Venezuela, que acabou em quarto, após ser derrotada pela Argentina na disputa pelo bronze, neste domingo.
BRASIL 92 X 61 URUGUAI
BRASIL - Nezinho (4 pontos), Marcelinho Huertas (19), Arthur (12), Murilo (13) e Estevam (11). Entraram: Marcus (4), Duda (8), Caio Torres (12), Felipe (0), André Bambu (9), Paulão (0) e Manteguinha (0). Técnico: Lula Ferreira.
URUGUAI - Diego Castellón (0), Martin Osimani (11), Maurício Aguiar (8), Leandro Garcia (19) e Esteban Batista (14). Entraram: Luís Silveira (0), Pablo Morales (5), Cláudio Charquero (1), Joaquim Izuibejeres (2), Emilio Taboada (1), Sebastian Izaguirre (0) e Nicolas Donatti (0). Técnico: Fernando Cabrera.
A Campanha do Brasil no Sul-Americano de 2006:
Brasil 85 x 57 ChileVenezuela 85 x 82 Brasil Argentina 72 x 74 Brasil (semifinal)Brasil 92 x 61 Uruguai (final)
Classificação Final:
1º - Brasil;2º - Uruguai;3º - Argentina;4º - Venezuela;5º - Colômbia;6º - Chile
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast