Três jogos, três vitórias tranquilas e um cenário animador antes da Copa América. A seleção brasileira de basquete embolsou a Copa Tuto Marchand nesta quinta-feira e pegou embalo para o torneio Pré-Mundial, que começa na próxima quarta, em Porto Rico. O título do torneio amistoso em San Juan veio com uma fácil vitória por 87 a 69 sobre o Canadá. Apostando no jogo coletivo, a equipe de Moncho Monsalve encerra a competição com bons triunfos sobre canadenses, argentinos e porto-riquenhos.
Na Copa América, contudo, o desafio promete ser bem mais difícil. Estarão em jogo quatro vagas para o Mundial da Turquia, em 2010. O Brasil estreia na quarta-feira, às 17h (de Brasília), e o adversário será a República Dominicana, que conta com três atletas da NBA: Horford, Garcia e Villanueva.
Marcelinho Machado ditou o ritmo do Brasil na quinta-feira com uma atuação versátil: 13 pontos, oito rebotes, cinco assistências e dois roubos. Leandrinho foi o cestinha da equipe, com 27 pontos, e Tiago Splitter também fez bonito, com 16 pontos, oito rebotes e três tocos. O armador Carl English, do Miami Heat, liderou os canadendes com 22 pontos e quatro passes.
"A cada jogo a equipe está evoluindo e mostrando consistência defensiva e ofensiva. Vamos chegar na Copa América no ponto ideal para disputar a competição e conseguir nossos objetivos. Ainda precisamos melhorar alguns detalhes e vamos aproveitar esses próximos dias. O mais importante é que estamos ganhando conjunto e valorizando o jogo coletivo", comentou o Marcelinho.
No complemento da terceira rodada, a Argentina perdeu para Porto Rico por 67 a 55 e deixou a competição sem nenhuma vitória. Os donos da casa somaram um triunfo sobre o Canadá e uma derrota para o Brasil.
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Sidônio fala em “cortina de fumaça” da extrema-direita nas redes ao tomar posse na Secom
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas