A seleção brasileira feminina de vôlei está classificada para a fase final do Grand Prix. Na luta pelo seu nono título da competição, a equipe avançou ontem em segundo lugar ao derrotar o Cazaquistão por 3 sets a 0 – com parciais de 25/17, 25/16 e 25/10, em 1h09 –, em Almaty, no seu último jogo no Grupo K.

CARREGANDO :)

Com isso, o Brasil terminou a fase de classificação do Grand Prix com 23 pontos, garantidos com oito vitórias e apenas uma derrota, sofrida para a Bulgária. As outras seleções que avançaram foram China, Sérvia, EUA, Itália e o Japão, que ficou em sexto lugar, mas já estava garantido por ser o país-sede das finais, marcadas para a cidade de Sapporo, entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro.

Para o técnico José Rober­­to Guimarães, a etapa final do torneio será um valioso teste para uma equipe que apresentou algumas caras novas na fase de classificação, como Gabi e Priscila Da­­roit. "Alcançamos nosso primeiro objetivo que era a classificação para a fase final. Sabíamos que seria complicado pela divisão dos grupos. A fase final nos dá a possibilidade de jogar contra as melhores seleções do mundo. A nossa equipe precisa ser testada e passar por situações difíceis. Vamos enfrentar diferentes escolas sem muito tempo para treinar, pois jogamos em sequência", disse.

Publicidade

A central Thaísa aposta em uma disputa bastante equilibrada. "O campeonato está muito equilibrado. Teremos uma final por dia. Nosso grupo está bem e cada vez mais entrosado. Estamos com um time novo que está se ajudando muito. Isso que é o mais importante", disse. A central foi o principal destaque brasileiro no triunfo diante do Cazaquistão ao fazer 17 pontos.

Zé Roberto aprovou a atua­­ção do Brasil diante do Ca­­zaquistão. "O time jogou concentrado e sabendo que precisava da vitória. Trabalhamos muito bem no sistema defensivo e na relação do bloqueio com a defesa. De maneira geral, nosso comportamento foi ótimo. A partida também foi boa para darmos ritmo de jogo para todas as jogadoras. Foi uma boa vitória", analisou.