No amistoso desta terça-feira, contra a Turquia, não apareceu um Diego para salvar a seleção brasileira de Dunga como ocorreu na última sexta-feira, no empate em 1 a 1 com a Inglaterra. Em uma partida muito ruim, a equipe nacional empatou em 0 a 0 com os turcos, no Westfallenstadion, em Dortmund, na Alemanha. O pior não foi o resultado, mas a péssima atuação do time, que disputará a Copa América, de 26 de junho a 15 de julho, na Venezuela.
O técnico Dunga procurou fazer observações nos dois amistosos para montar o time da competição continental. Nesta quarta-feira, às 7h30 (horário de Brasília), o treinador divulga a lista definitiva para a Copa América. Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, e Kaká, do Milan, pediram dispensa e desfalcam a equipe. A partir do dia 12, o grupo segue para a Granja Comary e inicia a preparação para o torneio. Se repetir as atuações contra Turquia e Inglaterra, o bicampeonato ficará bem distante das cores verde e amarela.
Base da Copa América em campo
A seleção brasileira parece não ter entrado em campo no primeiro tempo. As chances mais perigosas foram da Turquia e o goleiro Doni apareceu bem na partida, salvando o Brasil. No primeiro lance, aos 24, Altintop acertou o travessão após um belíssimo chute de fora da área. A finalização do turco atingiu 124 km/h.
A Turquia seguiu pressionando. Tuncay e Basturk obrigaram Doni a fazer duas grandes defesas. O Brasil seguiu sem assustar os turcos. Maicon errava todos os cruzamentos e não dava seqüência aos poucos lances criados pelo meio-campo.
Na primeira parte do jogo, Dunga optou por escalar uma base da equipe que será titular na Copa América. O goleiro Doni, da Roma, e o zagueiro Naldo, do Werder Bremen, foram os destaques na etapa inicial.
Ronaldinho entra e Brasil melhora
Na volta para o segundo tempo, o técnico Dunga preferiu não arriscar uma derrota, já que a partida estava dura, e colocou Ronaldinho Gaúcho na vaga de Robinho. A seleção brasileira melhorou e perdeu duas chances. Na primeira, aos 3, Diego entrou livre pelo lado esquerdo e chutou em cima do goleiro turco. No lance seguinte, dois minutos depois, Afonso driblou um zagueiro e arriscou. Arikam salvou a Turquia.
Aos 15 minutos, Dunga deu o braço a torcer e acabou com a base da Copa América. O treinador sacou em Elano e apostou na entrada de Kaká. O meia do Milan e Ronaldinho Gaúcho pediram dispensa do torneio continental e vão desfalcar a seleção.
Porém, após a entrada de Kaká, a seleção brasileira caiu de produção e voltou a apresentar o futebol sonolento do primeiro tempo. Só aos 26 minutos, Ronaldinho Gaúcho teve um lampejo e arriscou de fora da área, assustando o goleiro turco. E foi só. O que se viu no restante da partida foi uma sucessão de alterações de ambos os lados.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais