E o Brasil é heptacampeão da Liga Mundial! Neste domingo, em Katowice, na Polônia, a seleção brasileira venceu a Rússia por 3 sets a 1, com parcias de 18/25, 25/23, 28/26 e 25/22. Assim, a equipe vingou a derrota de 2002, quando os europeus levaram a melhor na decisão por 3 sets a 1 (25/21, 25/23, 22/25 e 25/17) em pleno território brasileiro: Belo Horizonte.

CARREGANDO :)

Acompanhe ponto a ponto do hepta!O técnico Bernardinho lançou em quadra para a vitória uma equipe experiente. Gustavo e Rodrigão no meio-de-rede, Giba e Dante nas pontas, André Nascimento na posição de oposto, e o levantador, e capitão, Ricardinho. Totalmente recuperado da artroscopia no joelho esquerdo e de uma lombalgia, Serginho foi o líbero.

Virada para dar adeus ao fantasma de 2002

Publicidade

O Brasil não começou bem no primeiro set. A Rússia, escolada com a derrota para os brasileiros na primeira rodada da fase final, entrou disposta a anular o ataque da seleção brasileira. Dessa forma, os russos depositaram suas fichas no saque. O que surtiu efeito! Volkov teve uma boa sequência e abriu vantagem de três pontos. O Brasil resistiu o quanto pôde, mas cedeu a vitória na etapa inicial: 25 a 18 para a Rússia.

No segundo set, a seleção brasileira voltou errando bolas fáceis. Poltavsky deu muito trabalho ao Brasil, com ataques eficientes e saques certeiros. Porém, a garra brasileira entrou em quadra. Depois do segundo tempo técnico obrigatório, os comandados de Bernardinho imprimiram um ritmo forte ao jogo, com algumas mudanças de táticas, e conseguiram fechar o período por 25 a 23.

Terceiro período equiluibradíssimo! As equipes duelaram com igualdade até o fim do set. Giba, inspirado e com vontade, cravou várias bolas na quadra da Rússia. Pelo outro lado, Poltavsky continuou dificultando a vida do Brasil. Porém, uma modificação do técnico Bernardinho fez a diferença. Murilo entrou no lugar de Dante, que não estava rendendo, e mudou o volume de jogo. Assim, a seleção brasileira conseguiu fechar a etapa em 28 a 26.

No quarto set, os brasileitos estavam embalados pela vitória no período anterior e não deram muitas chances. Nem para os russos, nem para o azar! Portanto, mantiveram a tranquilidade e deram adeus ao fantasma de 2002. Com uma excelente participação de Giba, que teve uma impressionante recuperação durante a partida, o Brasil finalizou a etapa por 25 a 22 e sagrou-se heptacampeão da Liga Mundial.