O Brasil conquistou pela primeira vez em sua história o título da Copa América, disputada na República Dominicana. Neste domingo, a seleção comandada pelo técnico Lula Ferreira venceu por 100 a 88 a campeã olímpica Argentina, que disputou a competição com uma equipe B.
A vitória teve sabor de revanche, já que os argentinos haviam derrotado o Brasil na final da última edição, em 2001. A campanha no torneio deste ano valeu à seleção brasileira uma das quatro vagas do continente no Mundial do Japão, em 2006. "Todo mundo estava ciente do que tinha de fazer dentro de quadra. O basquete é um esporte coletivo e você só consegue títulos quando tem esse pensamento. E nesse grupo todos sabem disso", observou o ala/armador Marcelinho, cestinha da competição.
Para chegar ao título, o Brasil precisou superar o péssimo primeiro quarto, quando perdeu por 32 a 21. Insatisfeito, o técnico brasileiro, Lula Ferreira, estabeleceu a meta para o segundo quarto: os argentinos não poderiam passar de 45 pontos até o intervalo. E os jogadores atenderam o pedido. Com uma defesa forte, o Brasil sofreu apenas 11 pontos no período. No ataque, dois arremessos de três pontos de Guilherme e três de Marcelinho ajudaram o time a virar o placar e terminar o quarto em vantagem: 49 a 43.
O terceiro quarto foi o mais equilibrado da partida. Nos últimos três minutos, aproveitando a saída de Marcelinho, que foi poupado após cometer sua terceira falta, os argentinos subiram de produção e chegaram a passar à frente no placar. Mas o Brasil conseguiu recuperar a liderança antes do fim do quarto: 67 a 66.
Leandrinho foi o grande nome do último período. O camisa 8 brasileiro acertou seis arremessos de três pontos e comandou o Brasil rumo ao título. A Argentina até começou melhor o quarto e chegou a abrir quatro pontos (71 a 67), mas a seqüência de tiros de longa distância do camisa 8 verde-amarelo esfriou a reação adversária. Faltando três minutos, o Brasil vencia por 11 pontos de diferença: 92 a 81. Com tranqüilidade, os brasileiros administraram a vantagem até o fim.
Os jogadores do Brasil voltaram a comemorar um título na capital da República Dominicana, onde dois anos atrás a seleção masculina de basquete foi campeã dos Jogos Pan-Americanos. "O ar de Santo Domingo parece trazer bons fluidos para a gente", festejou o ala Guilherme.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia