Tóquio (AE) A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou ontem o título da Copa dos Campeões, ao vencer o Egito por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/21), em Tóquio, no Japão. A equipe do técnico Bernardinho ganhou os cinco jogos que fez no torneio e repetiu o feito de 1997, quando também saiu campeão.
Atual campeã olímpica e mundial, a seleção masculina repetiu assim o feito da equipe feminina do Brasil, que também conquistou o título da Copa dos Campeões, semana passada, no Japão. E, com esse título, a seleção de Bernardinho encerra mais uma temporada vitoriosa: em 2005, o Brasil também venceu a Liga Mundial e o Campeonato Sul-Americano, além de ter sido vice na Copa América.
Mas Bernardinho, apesar do título, não saiu muito satisfeito com a performance dessa renovada seleção na Copa dos Campeões. "Foi um torneio difícil para nós", admitiu o treinador. "Não jogamos tão bem quanto poderíamos ou queríamos."
Na Copa dos Campeões, que reuniu os donos dos títulos continentais na temporada, o Brasil terminou invicto. Além dos 3 a 0 sobre o Egito, derrotou os Estados Unidos (3 a 1), China (3 a 2), Japão (3 a 1) e Itália (3 a 2).
Na final, os brasileiros contaram com um torcedor ilustre: o ex-jogador Zico, técnico da seleção japonesa de futebol. "O Brasil jogou seu verdadeiro vôlei e está de parabéns", afirmou o Galinho, qe fez questão de cumprimentar Bernardinho.
A próxima meta do time brasileiro é vencer os Jogos Pan-Americanos, único título que falta para a equipe de Bernardinho. "Eu ainda não tinha ganhado esse título. Agora só falta o Pan. É importante ter ganhado a Copa dos Campeões. Dá uma boa impressão. Terminamos o ano na seleção com sensação de vitória."
Os jogadores também fizeram uma grande festa, até com o já tradicional peixinho na quadra depois do título. "Foi um ano pós-Olimpíada, muito difícil. É complicado recomeçar depois de um ciclo olímpico mais do que vencedor", lembrou o levantador Ricardinho.
Deixe sua opinião