Não foi fácil, mas o Brasil contou com gols de Paulinho e Coutinho para vencer o Equador por 2 a 0, nesta quinta-feira (31), em Porto Alegre e aumentar ainda mais a folga na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas. Sob o comando do Tite, a seleção alcançou a nona vitória seguida na competição e já está garantida na Copa da Rússia.
Com 36 pontos, o Brasil tem nove de vantagem sobre a vice-líder Colômbia e não pode mais ser alcançado no topo da tabela. Por outro lado, os equatorianos estacionam com 20 pontos e estão fora da zona de classificação para o Mundial.
TABELA: veja os resultados e confira a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas
Atuando na Arena do Grêmio, o Brasil demorou para furar o bloqueio adversário. Os dois gols da partida saíram apenas no segundo tempo, aos 24 e 30 minutos. A entrada de Philippe Coutinho na etapa final melhorou o rendimento do time.
Ao todo, são 12 jogos da seleção com Tite. A única derrota foi sofrida no amistoso contra a Argentina (1 a 0), em junho deste ano. No balanço, são 31 gols marcados e apenas três sofridos.
LANCE A LANCE: Veja como foi Brasil x Equador
O próximo compromisso brasileiro é contra a Colômbia. O duelo, válido pela 16ª rodada das Eliminatórias, está marcado para as 17h30 (horário oficial de Brasília) da próxima terça-feira (5). Neste duelo, a equipe não contará com Marcelo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Coutinho
O meia foi o destaque da partida. Entrou aos 13 minutos do segundo tempo, deu mais ofensividade à equipe e marcou o segundo gol da seleção.
Bonde
Velasco
O equatoriano deixou a desejar e protagonizou o lance mais bizarro do jogo em uma furada na lateral.
Guerreiro
Paulinho
O volante foi decisivo mais uma vez e anotou seu quinto gol na ‘Era Tite’.
Gols
2º tempo
1 x 0 (24 min) – Willian cobrou o escanteio na área e a bola fica limpa para Paulinho soltar uma pancada e abrir o placar
2 x 0 (30 min) – Gabriel Jesus aplicou um chapéu dentro da área e deu um toque leve de cabeça para deixar Coutinho na frente do gol e ampliar o marcador
Chave do jogo
Ousadia de Tite
Com o empate sem gols e dificuldades para entrar na defesa equatoriana, Tite foi ousado. Abriu mão de Renato Augusto para colocar Coutinho, que deu mais criatividade ao ataque brasileiro. Com a modificação, a equipe ficou postada de forma mais ofensiva para alcançar a nona vitória consecutiva nas Eliminatórias.
Cartões
Amarelos: Neymar, Gabriel Jesus e Marcelo (Brasil); Fidel Martínez e Velasco (Equador)
Próximos jogo:
Brasil: Colômbia (fora)
Equador: Peru (casa)