Em uma partida em que a torcida deu um verdadeiro show e o time correspondeu em quadra, o Brasil venceu a República Tcheca por 75 a 51 (46 a 28 no primeiro tempo) pelas quartas-de-final do Mundial Feminino de Basquete, classificando-se às semifinais da competição, fase na qual enfrentará o vencedor da partida entre Austrália e França. Já a República Tcheca disputará a classificação entre a quinta e a oitava colocações.
Torcida comanda o massacre brasileiro
O Brasil começou arrasador no primeiro quarto. Com acertos de três de Iziane e Helen, a equipe abriu uma vantagem de oito pontos (10 a 2) com muita autoridade. Porém, ao precipitarem (e errarem) três ataques seguidos, as brasileiras deixaram as tchecas encostarem no placar e, a partir daí, dominarem os rebotes ofensivos. Com isso, o primeiro quarto terminou empatado em 19 a 19.
O segundo quarto foi marcado pelo show que o Brasil deu em quadra. Praticamente não errando nenhum arremesso, e pressionando as adversárias na defesa, não deixando que elas tivessem tranqüilidade para jogar, o Brasil abriu 18 pontos de vantagem, atordoando a seleção tcheca, que errou mais que o esperado, facilitando a tarefa brasileira, que venceu o segundo período por 27 a 9, fechando o primeiro tempo com 46 a 28 no placar.
No terceiro quarto, com uma vantagem confortável no placar, o Brasil apenas administrou a posse de bola e se manteve à frente no placar. Nem mesmo os erros de Alessandra em lances livres mudaram o panorama, amplamente favorável às donas da casa. Além disso, as tchecas foram prejudicadas com a saída da ala Vesela, com quatro faltas.
Pelo Brasil, Janeth, que não parecia estar com uma torção no tornozelo esquerdo, tamanha a sua garra e a sua disposição em quadra, saiu pela primeira vez da partida faltando um minuto e meio para o fim do terceiro quarto, com três faltas, sendo ovacionada pela torcida que quase lotou o Ibirapuera. No fim do terceiro período, vitória do Brasil por 16 a 12, e 62 a 40 no placar. A ala marcou 15 pontos na partida.
No período decisivo, com 22 pontos de vantagem no placar, o Brasil teve a calma de administrar o resultado e aproveitar-se do desespero da República Tcheca para confirmar sua classificação às semifinais do Mundial, fazendo 13 a 11 no período, fechando a partida por 75 a 51, para delírio dos torcedores, que apoiaram a torcida durante todo o jogo.
BRASIL 75 X 51 REPÚBLICA TCHECA
Ginásio: Ibirapuera, em São Paulo (SP)Árbitros: Kestutis Pilipauskas (LIT), Diego Rougier (ARG) e Nancy Ethier (CAN).
BRASILHelen (5 pontos), Janeth (15), Iziane (23), Êga (4) e Alessandra (11). Entraram: Adrianinha (6), Karen (0), Micaela (0), Sílvia (0), Érika (8), Cíntia (2) e Kelly (1).Técnico: Antônio Carlos Barbosa
REPÚBLICA TCHECAVesela (5 pontos), Machova (10), Pavlickova (4), Kulichova (4) e Viteckova (7). Entraram: Vecerova (3), Uhrova (0), Mokrosova (6) e 14 - Klimesova (9).Técnico: Jan Bobrovsky
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula