Este ano os brasileiros estão a todo vapor para chegar nos topos mais altos do mundo. Depois que Vitor Negrete, Waldemar Niclevicz e Irivan Burda alcançaram o cume da montanha mais alta do planeta, o Everest, em comemoração aos 10 anos de sua conquista, agora é a vez da aventureira Ana Elisa Boscarioli.
Neste sábado ela inicia a escalada do Monte Cho Oyu, no Himalaia, com 8.220 m de altitude. Se completar o objetivo, será a primeira brasileira a atingir um cume acima dos 8 mil metros.
Com larga experiência em montanhas, Ana Elisa participou da expedição Aconcágua In vernal, em 2004, pela qual Vitor Negrete e Rodrigo Raineri venceram os 6.962 m do maior pico das Américas, o Monte Aconcágua, em pleno inverno.
A alpinista foi a primeira brasileira a chegar ao cume do Aconcágua pela via direta do Glaciar Polonês, em 2003.
Onde começa a aventura
A paixão de Ana Elisa pelas montanhas começou em 1999, quando realizou um trekking de 200 km no Himalaia, indo do Vale do Khumbu até o Acampamento Base. Neste mesmo ano, completou dois cumes - o Monte Kalapatar, de 5.700 m, e o Monte Gokio, de 5.400 m - ambos no Nepal.
No ano seguinte, chegou pela primeira vez ao topo das Américas, o Monte Aconcágua, e foi além, chegando no alto do Monte Tarija, de 5.100 metros e do Monte Pequeno Alpanayo, de 5.400. Em abril de 2002, seguiu rumo à Bolívia, onde escalou o Wyna Potosi, de 6.100 m e o Illimani, de 6.500 m.
No ano passado, em expedição pelo Chile, chegou ao cume dos vulcões Lascar (6.100 m), Sayre Kabur (6.300 m) e Ojos del Sala do (6.700 m). Para o próximo ano, Ana Elisa Boscarioli pretende mais um feito inédito para o alpinismo feminino no Brasil: chegar ao cume do Monte Everest, com 8.850 m.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião