Torcida do Náutico usou até personagem de novela para zombar do rebaixamento do rival Sport| Foto: Allan Torres/ Fotoarena/ Folhapress

Rio de Janeiro Fluminense 1 x 2 Vasco

CARREGANDO :)

Em meio à crise financeira, Vasco venceu o Fluminense, campeão brasileiro por antecipação por 2 a 1, e terminou o campeonato na quinta colocação. Os dois times preferiram escalar reservas, com exceção de Bruno, no Flu, e Renato Silva e Éder Luís, no Alvinegro. Esse último fez a diferença e garantiu a vitória vascaína com dois gols, aos 26 e 35 minutos do segundo tempo. Aos 39 min, Carleto, de penâlti, descontou.

Belo HorizonteAtlético-MG 3 x 2 Cruzeiro

Publicidade

Com a vitória sobre o rival, o Atlético-MG garantiu o segundo lugar e a vaga para a fase de grupos da Libertadores. O Alvinegro saiu na frente no início da partida, com Bernard, mas o Cruzeiro empatou ainda na primeira etapa, com Martinuccio. No começo do segundo tempo, o time celeste virou com Éverton. O Galo igualou o placar com Leonardo Silva e selou a vitória com o zagueiro Réver.

GoiâniaAtlético-GO 0 x 1 Bahia

O Bahia garantiu sua permanência na Primeira Divisão ao bater fora de casa o já rebaixado Atlético-GO. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Rafael, aos 43 min do segundo tempo, após falha do zagueiro Gustavo. Com o retorno do Vitória à série A, o clássico baiano está garantido em 2013, após 10 anos.

Porto AlegreGrêmio 0 x 0 Internacional

Grenal tenso que acabou com a expulsão de três jogadores e dos dois técnicos na última partida do Olímpico. O empate por 0 a 0 frustrou os planos do Tricolor, que termina o Brasileiro em terceiro lugar e terá de disputar a fase preliminar da Libertadores em 2013. O jogo esquentou no começo do segundo tempo quando o goleiro do Inter, Muriel, foi expulso após defender com a mão fora da área. Na cobrança de falta, começou um empurra-empurra. Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio, entrou em campo para tirar os jogadores da confusão e foi expulso. Na sequência, Leandro Damião recebeu o vermelho por dar uma cotovelada em Saimon. O zagueiro gremista também foi para casa mais cedo, ao trocar agressões com o técnico do Inter Osmar Loss, causando briga generalizada.

Publicidade

São Paulo Portuguesa 0 x 0 Ponte Preta

O empate sem gols confirmou a Portuguesa na elite. Mas não foi fácil. O time teve de lutar contra a mala branca – incentivo financeiro de R$ 500 mil oferecido pelo Sport para se livrar do rebaixamento, jogando a Lusa para a Segundona. Dentro de campo, a partida foi marcada pelo equilíbrio.

RecifeNáutico 1 x 0 Sport

O Náutico venceu o clássico pernambucano, mandou o rival para a Segunda Divisão e comemorou como se tivesse conquistado um título. O Sport precisava vencer no Estádio dos Aflitos e torcer pela derrota da Portuguesa frente à Ponte Preta ou do Bahia contra o Atlético-GO, mas nenhum dos resultados ajudou. O primeiro tempo foi movimentado, com chances para as duas equipes. A melhor oportunidade dos visitantes foi aos 43 min, com Felipe Azevedo. Na etapa final, o herói do Sport até então, o goleiro Saulo, sentiu uma lesão na panturrilha e foi substituído por Matheus. Com isso, o Náutico finalmente chegou ao gol, com Araújo, aos 20 minutos do segundo tempo.

São PauloSão Paulo 3 x 1 Corinthians

Publicidade

Mesmo com um time reserva por causa da decisão da Sul-Americana, o São Paulo venceu o time principal que o Corinthians vai levar para o Mundial de Clubes, no Japão. O Alvinegro abriu o placar aos 12 minutos com Guerrero, mas na jogada seguinte já sofreu o empate, com passe de Ganso para o gol de Douglas. A partir daí o São Paulo dominou o jogo. Aos 23 min, veio o segundo tento com chute no ângulo de Maicon. O Timão teve ainda um gol mal anulado, marcado por Jorge Henrique – o atacante seria expulso mais tarde. Com um a mais, o time são-paulino ampliou a vantagem, com gol de Maicon, aos 23/2º. Além do resultado ruim, as dores no joelho do atacante peruano Guerrero preocupam o Corinthians para a disputa do torneio no Japão.