Em sua preparação para o Campeonato Mundial da República Checa, a seleção brasileira de basquete feminino protagonizou um grande vexame nesta sexta-feira (17): perdeu para o Japão por 83 a 71, na segunda rodada do Torneio Internacional de Picardie, na França.
Esta foi apenas a segunda derrota da seleção brasileira, em nove confrontos, frente às japonesas - a anterior havia sido no Campeonato Mundial de 1967, por 67 a 63. Na última partida entre as duas equipes, disputada nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o Brasil massacrou por 128 a 62.
A seleção brasileira encerra sua participação no torneio francês neste sábado (18), contra as anfitriãs, às 10 horas (de Brasília). A equipe de Carlos Colinas busca a sua segunda vitória, depois de derrotar a Argentina na estreia por 77 a 71.
Apesar do retrospecto favorável, o Brasil começou em ritmo lento nesta sexta-feira e terminou o primeiro quarto perdendo por 18 a 14. A equipe ainda se recuperou no quarto seguinte e terminou o primeiro tempo vencendo por 36 a 33. A partir daí, só deu Japão. Com tranquilidade, as asiáticas venceram os dois quartos finais e garantiram o triunfo.
Na fraca atuação brasileira, Alessandra se destacou e fechou com 17 pontos. Adrianinha também foi bem, com 13 pontos e cinco assistências. Mas a cestinha do jogo foi a japonesa Ai Mitani, com 19 pontos.
Na segunda-feira, a seleção brasileira embarca para Praga, na República Checa, e deve chegar por volta das 14h50 (de Brasília). A estreia no Mundial será contra a Coreia no dia 23, pelo Grupo C, que conta ainda com Espanha e Mali.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas