O brasileiro Fábio Gomes dos Santos bateu nesta quinta-feira o seu próprio recorde sul-americano indoor no salto com vara. No Meeting de Linz, na Áustria, ele saltou o bastão a 5,65 metros, o que, de quebra, lhe garante, por dois centímetros, o índice para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, que será realizado em agosto.
Gomes, que venceu a prova na Áustria superando o norte-americano Mark Hollis (5,55 metros) e o grego Kosta Filipidos (5,45 metros), superou em quatro centímetros o seu antigo recorde sul-americano indoor. Em fevereiro de 2008, fez duas vezes 5,61 metros, em Donestsk, na Ucrânia, e Estocolmo, na Suécia. Nesta quinta-feira, ele ainda tentou bater o recorde do torneio, de 5 77 metros, mas não conseguiu.
Treinador de Fábio Gomes e também de Fabiana Murrer, Elson Miranda comemora a conquista: "Eu gostei da prova. O Fábio vem treinando bem, e atingiu o objetivo, que era o recorde e o índice para o Mundial de Daegu".
Miranda destacou que a marca, conquistada em início de temporada ainda pode ser melhorada: "Ele ainda está em fase de adaptação. Viajou no sábado para a Europa e ainda está se acostumando com o ginásio fechado e o tempo frio. Acho que o resultado foi excelente para um início de temporada".
Fábio Gomes participará a partir do próximo dia 12 de fevereiro, ao lado de Fabiana Murer, do Pole Vault Stars, evento apenas de salto com vara, organizado pelo ex-atleta ucraniano Serguei Bubka, e que reúne os melhores atletas da modalidade no mundo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”