Após conquistar o tricampeonato brasileiro de kitesurfe, Guilherme "Guilly" Brandão mostrou por que é considerado o melhor do país na modalidade. Nesta quinta-feira, o paulista, deu um show de manobras na estréia da etapa brasileira do Circuito Mundial, em Fortaleza, e desbancou o inglês Aaron Hadlow, campeão mundial e atual líder do ranking.
"Fiquei muito feliz de ganhar do Aaron, ele é o número um do mundo e anda muito bem. Mas acho que isto mostra que os brasileiros estão chegando junto e podem brigar de igual para igual", disse Guilly.
Nas quartas-de-final, porém, o brasileiro perdeu para o taitiano Teturai Montaron, e aguarda a repescagem para brigar pelo título da etapa. O vencedor da chave principal foi o holandês Ruben Lenten.
"Poderia ter vencido a bateria com o Monteron. Agora vou me concentrar pra ir para repescagem com força total", ressaltou Guilly.
No sistema de disputa do kitesurfe, existem duas chaves, a principal e a repescagem, tanto no masculino quanto no feminino. Enquanto os vencedores avançam até a final da chave principal, os perdedores aguardam a decisão do grupo dos ganhadores para dar início à repescagem. O velejador que vencer a repescagem tem direito a desafiar os melhores da chave principal, em confrontos homem a homem.
Na primeira bateria do dia, Guilly enfrentou o carioca Reno Romeu, de apenas 15 anos. Em uma bateria bastante disputada, o paulista usou de sua experiência para desbancar Reno, garantindo vaga nas oitavas-de-final.
No feminino, a carioca Carol Freitas, tetracampeão brasileira, enfrentou em sua primeira bateria a catarinense Alexandra Amin, vice-campeã. Carol superou Xanda e garantiu vaga nas quartas. Em uma bateria bem equilibrada, a carioca perdeu para a polonesa Ania Grzelinska, segunda colocada no ranking, que terminou em segundo. A vencedora foi a alemã Kristin Boese.
"Acho que fiz uma boa bateria e que estamos chegando perto das gringas. Ainda tem a repescagem e eu vou me focar bastante nisto para tentar subir no pódio", disse Carol.
Nesta sexta-feira, Guilly, Reno, Carol e Xanda disputam a repescagem do freestyle. Marcelo Cunha participa apenas da disputa da categoria waves.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”