Imbituba, SC O carioca Victor Ribas passou perto de ser o primeiro brasileiro a vencer uma etapa de World Championship Tour (WCT) desde 1998 (quando Peterson Rosa ganhou no Rio de Janeiro). Vitinho perdeu na final para o norte-americano Damien Hobgood e ficou com o vice-campeonato ontem, na Praia da Vila.
A derrota tornou-se ainda mais frustrante para o surfista nacional porque a virada em favor do "visitante" veio quando faltavam 40 segundos para o fim da bateria. A nota do estrangeiro na onda decisiva foi pouco superior aos quatro pontos de que precisava 4,3.
Com o resultado, o brasileiro assegurou sua permanência na elite do surfe em 2006. Ele subiu para o 14.º lugar no ranking e se tornou o melhor brasileiro da temporada os 27 melhores seguem na elite. O vice-campeonato foi a melhor participação brasileira neste ano. "Apesar de ter perdido na final, fiquei feliz. Me garanti no WCT do ano que vem e posso negociar com mais tranqüilidade a renovação do contrato de patrocínio", vibrou.
Hobgood já havia eliminado outro brasileiro na semifinal, o carioca Raoni Monteiro, e se tornou o carrasco dos donos da casa. Monteiro também subiu na classificação e busca a permanência entre os melhores agora é o 30.º classificado e também tenta se garantir pelo WQS (divisão de acesso).
Outros dois brasileiros também têm a missão de evitar o rebaixamento na última etapa do ano, no Havaí, em dezembro. O paranaense Peterson Rosa é o 26.º e o potiguar Marcelo Nunes. o 28.º o pernambucano Paulo Moura, em 20.º, está praticamente assegurado.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião