O brasileiro Hélio Freitas realizou seu sonho de disputar uma Olimpíada na manhã desta sexta-feira, ao completar a prova dos 15km clássico de esqui cross country na Olimpíada de Inverno de Turim. Ele terminou o percurso em 94º lugar entre 99 participantes.
O resultado pode ser considerado muito bom para Freitas, que há quatro anos, depois de ver a Olimpíada de Salt Lake City pela televisão, decidiu que estaria nos Jogos de Turim. Ele, que é funcionário público em Campinas (SP), se preparou para disputar algumas etapas do esporte na Europa e conseguiu sua classificação.
O brasileiro, que treina na grama de um canteiro em uma avenida de Campinas, chegou à frente de cinco competidores, sendo que dois abandonaram a prova. São eles Dachhiri Sherpa, do Nepal, o costa-riquenho Arturo Kinch, o tailandês Prawat Nagvajara, o sul-africano Oliver Krass e o lituano Aleksej Novoselkij.
- Já estar aqui é uma vitória, porque morei no Brasil até o final da preparação. Mesmo assim, consegui fazer uma boa prova e ganhar de alguns atletas disse o brasileiro ao canal SporTV.
O campeão da prova foi o estoniano Andrus Veerpalu, com o tempo de 38m01s3. O tcheco Lukas Bauer (38m15s8) e o alemão Tobias Angerer (38m20s5) ficaram com prata e bronze, respectivamente.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas