Fim de novembro. Época em que os adolescentes estão preocupados com as últimas provas escolares. Não os 475 nadadores de 15 e 16 anos que deixaram as notas nos boletins em segundo plano, mais interessados em outros números: seus tempos na piscina. Eles disputam, entre hoje e domingo, o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação Troféu Carlos Campos Sobrinho, no Clube Curitibano, em Curitiba.
Além de um lugar no pódio, os atletas vindos de 102 clubes buscam índice para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cingapura. Para cada prova, dois nadadores serão classificados.
"Não é a última chance para os atletas garantirem a vaga, mas é o melhor momento. O Brasileiro é a competição mais importante do calendário deles, chegam a Curitiba em seu ápice", diz o diretor de Desportos Aquáticos do Clube Curitibano, Nilton Narussig.
"As estrelas do fim de semana são a curitibana Alessandra Marchioro (Clube Curitibano), a Júlia Gerotto (Clube Paineiras do Morumbi SP), Giuliano Rocco e Alexandre Graczyk (ambos do Minas Tênis)", aponta o técnico e comentarista de natação Alex Pussieldi.
Outro destaque é a equipe feminina de revezamento 4 x 50 m livre do Clube Curitibano, invicta há dois anos, composta por Alessandra, Carolina Bergamaschi, Carolina Portugal e Alexia Narussig.
Diretor técnico de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura confia em quebras de recordes em águas curitibanas.
"O ano de 2009 foi muito interessante para a natação brasileira. Essa energia passou para todas as categorias, num efeito dominó", afirma.
* * * * *
Serviço
Brasileiro Juvenil, de hoje (17 horas) a domingo, no Clube Curitibano (Avenida República Argentina, 561). Entrada Gratuita.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Deixe sua opinião