Fim de novembro. Época em que os adolescentes estão preocupados com as últimas provas escolares. Não os 475 nadadores de 15 e 16 anos que deixaram as notas nos boletins em segundo plano, mais interessados em outros números: seus tempos na piscina. Eles disputam, entre hoje e domingo, o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Carlos Campos Sobrinho, no Clube Curitibano, em Curitiba.

CARREGANDO :)

Além de um lugar no pódio, os atletas vindos de 102 clubes buscam índice para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cin­­ga­­pura. Para cada prova, dois nadadores serão classificados.

"Não é a última chance para os atletas garantirem a vaga, mas é o melhor momento. O Brasileiro é a competição mais importante do calendário deles, chegam a Curi­­tiba em seu ápice", diz o diretor de Desportos Aquáticos do Clube Curitibano, Nilton Narussig.

Publicidade

"As estrelas do fim de semana são a curitibana Alessandra Mar­­chioro (Clube Curitibano), a Júlia Gerotto (Clube Paineiras do Mo­­rum­­bi – SP), Giuliano Rocco e Ale­­xandre Graczyk (ambos do Minas Tênis)", aponta o técnico e comentarista de natação Alex Pussieldi.

Outro destaque é a equipe feminina de revezamento 4 x 50 m livre do Clube Curitibano, invicta há dois anos, composta por Alessan­­dra, Carolina Bergamaschi, Caro­­lina Portugal e Alexia Narussig.

Diretor técnico de natação da Con­­federação Brasileira de Des­­portos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura confia em quebras de re­­cordes em águas curitibanas.

"O ano de 2009 foi muito interessante para a natação brasileira. Essa energia passou para todas as categorias, num efeito dominó", afirma.

* * * * *

Publicidade

Serviço

Brasileiro Juvenil, de hoje (17 horas) a domingo, no Clube Curitibano (Avenida República Argentina, 561). Entrada Gratuita.