Ganhador da edição de 2003, o brasiliense Marílson Gomes dos Santos venceu ontem a corrida de São Silvestre, nas ruas de São Paulo. O corredor travou duelo com o queniano Robert Cheruiyot -dono do título em 2004-, que terminou em segundo lugar. Antes da vitória de ontem, o último brasileiro a vencer a São Silvestre duas vezes foi José João da Silva, que ganhou em 1980 e em 1985. Marílson Gomes dos Santos e Robert Cheruiyot começaram a se destacar no pelotão de elite a partir do 6 km. Quando restavam cinco quilômetros para o final -o trajeto total tem 15 km-, Marílson começou a abrir ampla vantagem deixando seu adversário para trás. O primeiro lugar dependia apenas de um bom desempenho dele na complicada subida da Brigadeiro Luís Antônio, e o brasileiro não se intimidou, mantendo o ritmo forte e praticamente assegurando a vitória. Pela vitória de ontem, Marílson vai receber o prêmio de R$ 21 mil.

CARREGANDO :)

O recorde da prova masculina foi cravado em 1995, 43min12s, pelo queniano Paul Tergat, que venceu a prova em cinco oportunidades (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000).

O maratonista paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, que estava entre as principais atrações da corrida, chegou apenas em 14º lugar. Um dos destaques do atletismo brasileiro, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas, Vanderlei utilizou a corrida apenas como forma de treinamento para o começo de 2006, quando pretende participar de duas provas importantes no Japão. Sendo assim, fez uma São Silvestre discreta, sem aparecer no pelotão principal

Publicidade

Também ontem, Olivera Jevtic, de Sérvia e Montenegro, venceu a prova feminina, desbancando as atletas quenianas, que venceram em 2003, com Margaret Okayo, e em 2004, com Lydia Cheromei. O segundo lugar ficou com Rose Cheruiyot, do Quênia, seguida pela etíope Bizunesh Bekele. A brasileira Lucélia Peres foi a quarta colocada.