Os brasileiros Vitor Negrete e Rodrigo Raineri estão prontos para mais uma conquista. Pela segunda vez, uma das melhores duplas de escalada do Brasil seguiu para o Everest com o objetivo de chegar ao cume sem auxílio de oxigênio suplementar.
A expedição Go Outside Expedition Everest 2006 seguirá pela mesma trilha feita pela dupla em 2005: a face Norte (no Tibet), considerada a mais difícil, técnica e com a maior dificuldade para realizar qualquer tipo de resgate.
- Existe toda uma preparação técnica, física e psicológica, e o trabalho em equipe é constante. Na preparação física, todos precisam treinar diariamente. Na preparação técnica precisamos ver os equipamentos, o que a gente vai usar, e treinar com esses equipamentos. A psicológica ocorre mais na prática - é enfrentar todos esses desafios em equipe. Passar pelas roubadas, passar fome e administrar as dúvidas, incertezas e necessidades. O que conta de verdade é experiência - conta Vitor Negrete.
Eles têm consciência dos riscos que corre, mas tentam manter o pensamento positivo.
- Já conhecemos a via de escaladas, as dificuldades que enfrentaremos e o lugar. Vamos fazer tudo o que fizemos no ano anterior. A principal diferença é que agora estamos mais maduros e preparados - declarou Rodrigo Raineri.
A aventura começa em Katmandu (Nepal) e segue para o Tibet, na China, onde se localiza o Acampamento Base, a 5.200 metros de altitude. Lá começam as preparações para a parte mais difícil escalada.
- Nós usamos um macacão especial, de plumas de ganso e botas triplas para gelo, são materiais desenvolvidos para evitar perda de calor. Além disso, levamos equipamentos para escalada normal em alta montanha e também barraca, mochila, fogareiro, etc - explicou Rodrigo.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano