Os brasileiros Rodrigo Raineri e Vitor Negrete voltaram nesta quinta-feira para o Campo Base Avançado, a 6.500 metros de altitude e localizado na face norte do Monte Everest. Os escaladores da Go Outside Expedition estavam no Acampamento 1, a 7.100 metros de altitude, e agora estudam a melhor forma de atacar o cume do Everest.
O nosso plano era ter subido até 8.000 metros ou, pelo menos, até o Acampamento 2 (a 7.600 metros), mas nevou muito e resolvemos voltar. Agora temos que pensar bem se vamos subir novamente ou se descemos para descansar e só voltar lá para cima quando formos atacar o cume analisa Raineri.
O clima, porém, é de otimismo entre os brasileiros. Rodrigo e Vitor acreditam que a situação este ano é muito melhor do que das outras vezes.
Este ano, o clima está muito melhor que o ano passado. O Vitor e eu estamos bastante otimistas e percebemos que as outras expedições também. Tem nevado muito, mas ventado pouco. E achamos que a janela de bom tempo vai abrir no início da segunda quinzena de maio. Por isso não podemos errar na nossa estratégia explica Rodrigo.
A previsão dos brasileiros é de atacar o cume do Everest entre os dias 15 e 17 de maio, dependendo das condições climáticas. Alcançando os 8.844 metros do Monte Everest, Rodrigo Raineri e Vitor Negrete se tornarão os primeiros brasileiros a chegar ao cume sem o uso de oxigênio suplementar.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp