O Universo/BRB/Financeira Brasília fez a lição de casa neste domingo para não deixar escapar a liderança ao final da fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB). Depois de liderar com folga na maior parte da competição, o time do Distrito Federal chegou à última rodada precisando de uma vitória no confronto direto contra o segundo colocado Flamengo, conquistada com o placar de 90 a 83.
Num jogo de altos e baixos, o Brasília começou bem, mas logo viu a vantagem construída no primeiro quarto desaparecer com a virada do Flamengo, que foi para o intervalo vencendo por 40 a 39. Na volta, porém, a equipe anfitriã voltou a dominar a partida e abriu 17 pontos, diferença que o time carioca não foi capaz de tirar, principalmente depois de perder o ala Marcelinho ainda no terceiro quarto, excluído por excesso de faltas.
O grande destaque do emocionante confronto foi o ala/pivô Guilherme Giovanonni. Ele foi o cestinha do Brasília e do jogo, anotando um duplo-duplo de 27 pontos e dez rebotes. O ala Alex também foi bem e marcou 25 pontos pelos anfitriões. Do lado do carioca, apesar da exclusão, Marcelinho ainda foi o maior pontuador do time, com 21 pontos em apenas 19 minutos jogados.
Após o importante triunfo, Alex comemorou o fato de o Brasília ter mais mandos de quadra nos playoffs. "O Flamengo jogou muito bem e veio para vencer essa partida. Nós fizemos uma boa defesa e conseguimos a vitória. Agora, temos a vantagem de decidirmos todos os confrontos dos playoffs em casa", disse o ala, que ajudou seu time a terminar a fase de classificação com 21 vitórias em 26 jogos.
Também pela última rodada do NBB, o Pitágoras/Minas perdeu a terceira posição na tabela para o Vivo/Franca ao ser derrotado por 85 a 74 pelo São José/Unimed/Vinac. O Pinheiros/SKY encerrou sua campanha com vitória em casa, sobre o GRSA/Itabom/Bauru, por 96 a 87, assim como o Ciser/Araldite/Univille/Joinville, que venceu o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV por 73 a 65. Já o Paulistano/Amil caiu para o Assis Basket por 87 a 81. No confronto dos únicos times já eliminados, o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina derrotou o Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha por 99 a 83.
Agora, enquanto Brasília, Flamengo, Franca e Minas já estão garantidos na quartas de final dos playoffs, outras oito equipes duelarão por mais quatro vagas. Em séries melhor de cinco partidas, o Joinville encara o Vila Velha, o Pinheiros faz o confronto da capital diante do Paulistano, o Bauru pega o Assis e o São José enfrenta o Palmeiras/Lupo/Araraquara. Os primeiros jogos acontecem na quarta e quinta-feira.
Confira os resultados da última rodada do NBB:
Paulistano 81 x 87 Assis
Pinheiros 96 x 87 Bauru
São José 85 x 74 Minas
Joinville 73 x 65 Vila Velha
Londrina 99 x 83 Saldanha da Gama
Brasília 90 x 83 Flamengo
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia