Nesta terça-feira começa a luta dos nadadores brasileiros por uma vaga na delegação que disputará o 8º Mundial em Piscina Curta de Xangai, de 5 a 9 de abril de 2006. A primeira briga por índices será no Troféu José Finkel, válido como Campeonato Brasileiro Absoluto. A competição vai de 6 a 11 de setembro, no Clube Internacional de Regatas, em Santos (SP).
O critério para a definição dos índices foi estabelecer nas provas individuais, a média dos oitavos tempos dos Mundiais em Piscina Curta de Moscou, em 2002, de Indianápolis, em 2004, e ainda do ranking mundial de 2004 em piscina de 25 metros. Para os revezamentos, o índice escolhido foi o que corresponde ao quarto melhor tempo entre os Mundiais já citados.
O Troféu Finkel será a primeira das três seletivas para integrar a delegação brasileira. A segunda será de 14 a 18 de dezembro deste ano, no Rio de Janeiro, nos Troféus Daltely Guimarães (Brasileiro Juvenil) e Júlio de Lamare (Brasileiro Júnior), disputados simultaneamente também com o Torneio Open, para atletas que não sejam destas categorias e queiram buscar o índice para o Mundial.
A última chance será na Super Final da Copa do Mundo de Natação, de 10 a 12 de fevereiro de 2006, com a etapa brasileira em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O Finkel 2005 será disputado por mais de 470 atletas representando 70 clubes.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura