Foi apenas uma corrida de carros de turismo um Fiat Panda 4X4, com 100 cavalos de potência e não os 800 da Fórmula 1 e de kart, sobre o lago gelado de Madonna di Campiglio, na Itália, ontem, diante de 3 mil pessoas. Mas o brasileiro Felipe Massa levou a melhor sobre seu novo companheiro da Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, no primeiro duelo entre eles na pista. E chegou na frente nas duas provas realizadas.
No encerramento do 20.º Wrooom, evento promovido pela Philip Morris, que é patrocinadora da Ferrari, Massa ficou em primeiro lugar na prova dos carros de turismo. Alonso, que lutava pela vitória, ficou parado na pista gelada depois de um toque no brasileiro, já na penúltima volta, quando estava em segundo lugar. Já na corrida de kart, o norte-americano Nicky Hayden, que disputa a MotoGP pela Ducati, foi o vencedor. Massa, por sua vez, cruzou em segundo lugar. Alonso chegou a ultrapassar o brasileiro, mas quebrou a embreagem do seu kart e não conseguiu completar.
Depois das corridas, já no palco do evento, ao lado dos apresentadores, os dois pilotos da Ferrari riram bastante da experiência pouco comum de controlar carro e kart sobre o piso escorregadio e gelado a temperatura no local era de 7 graus negativo. Apesar dos toques entre ambos, o clima foi de diversão entre Massa e Alonso.
Não houve entrevistas depois do evento. Não há a menor dúvida, porém, que o que foi presenciado no lago de Madonna di Campiglio é o tom do que será a temporada entre Massa e Alonso. Se numa atividade promocional os dois já deram o máximo e chegaram a se tocar na pista, imagine o que vai acontecer quando começar a temporada da 2010 da Fórmula 1.
Agora, Massa e Alonso vão estar juntos de novo somente no dia 28 de janeiro, na apresentação do modelo de 2010 da Ferrari, em Maranello, na Itália. Existe a possibilidade de o piloto brasileiro realizar o chamado shakedown, teste primário dos sistemas do carro, em Fiorano, também na Itália, antes do embarque para Valência, na Espanha, onde ocorrerão os testes coletivos da Fórmula 1 nos três primeiros dias de fevereiro.
"Até agora, a minha relação com Alonso é muito boa. Já trocamos ideia de como deve ser a nova Ferrari, mostramos os problemas que cada um tinha nos seus modelos do ano passado", contou Massa, em entrevista realizada na quinta-feira, cuja divulgação foi liberada pela Ferrari apenas ontem. "Em três dias de trabalho com o Alonso eu conversei mais que em três anos com o Kimi Raikkonen (o sempre calado piloto finlandês, que foi seu companheiro na equipe italiana nas últimas temporada)."
Massa também valorizou muito a mudança no regulamento deste ano, que proíbe o reabastecimento de combustível durante as provas. "Vamos ter de descobrir o que será melhor. Ser agressivo nas cinco primeiras voltas ou mais cautelosos? Será mais fácil passar no começo das corridas quando os carros vão estar com 170, 180 quilos de gasolina", afirmou o brasileiro.
Apesar de não ser apontado entre os favoritos ao título da temporada posto reservado a Alonso, ao alemão Michael Schumacher (Mercedes GP) e ao inglês Lewis Hamilton (McLaren) , Massa mostra confiança.
"Não me preocupa o que os outros pensam de mim. Já ouvi tanta coisa a meu respeito e depois não mudou nada", disse o brasileiro. "Só penso mesmo que temos de ter um carro competitivo desde o início do campeonato, o que nunca foi o meu caso."
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