Na véspera da 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro, as especulações e o vaivém de jogadores no Coritiba lembram o movimentado mês de janeiro. O departamento de futebol corre atrás de um matador para resolver o problema ofensivo do time. O lateral-direito Rafinha não sabe se vai para a Europa, caminho tomado recentemente pelo zagueiro Miranda. Para completar, alguns jogadores podem ser dispensados ou emprestados.
A prioridade é contratar um atacante. Diretoria e comissão técnica já se reuniram para compor uma lista de nomes. Nos bastidores, surge como favorito o paraguaio Samudio, do Libertad, que esteve em Curitiba há duas semanas para acertar com o Atlético, chegou a fazer exames médicos, mas voltou para Assunção. Outros citados ontem foram Élber, atualmente no clube alemão Borussia Mönchengladbach, e Christian, que está no Ominya Ardija, do Japão.
O presidente Giovani Gionédis é objetivo ao explicar o perfil do jogador pretendido. "Tem de ser um matador", resumiu. Diante da dificuldade de encontrar uma "solução" no mercado nacional, o clube pode escolher dois caminhos: trazer um estrangeiro ou um brasileiro que atue fora do país.
"Estamos analisando algumas opções. O Samudio é uma. Também temos em pauta argentinos, uruguaios ou brasileiros que jogam no exterior e pretendem voltar Mas não pode ser qualquer um", contou o dirigente.
Segundo Gionédis, o anúncio do novo contratado deve acontecer até o fim da semana. "Não adianta ficar postergando isso", disse.
Ele deu aos responsáveis pelo departamento de futebol, Oscar Yamato e Sérgio Ramirez, a tarefa de fazer os contatos. "O clube liberou um determinado valor e estamos trabalhando com ele. Se não for suficiente, vamos repassar à presidência", explicou Yamato.
A mudança no orçamento deve refletir no elenco. "A administração do Coritiba é feita assim. Se vamos gastar em alguma contratação, o dinheiro tem de sair de algum lugar. Provavelmente alguns jogadores serão dispensados ou emprestados", revelou Gionédis.
Indefinição
Quem ainda não sabe se vai é o lateral-direito Rafinha. O Schalke 04, da Alemanha, deveria ter depositado ontem o valor da compra do jogador (cerca de R$ 14,5 milhões). Mas isso não aconteceu.Segundo o presidente, o negócio está suspenso. "Como eles não cumpriram o prazo, o Coritiba considera desfeito. Mas sabemos que eles têm uma partida importante (amanhã, contra o Stuttgart, pela final da Supercopa da Liga Alemã) e pediram um tempo. Se quiserem voltar a conversar, sou uma pessoa aberta ao diálogo", afirmou.
Até segunda ordem, Rafinha está escalado para enfrentar o Corinthians amanhã, em São Paulo. "Parece que só falta os alemães mandarem um fax. Mas isso está demorando demais. Também é verdade que se trata de uma quantia muito grande. Ninguém gasta assim de uma hora para outra", disse o jogador, sem esconder a ansiedade.
Alviverdes
Time O meia Marquinhos e o lateral-esquerdo Rubens Júnior, que cumpriram suspensão contra o Brasiliense, voltam para enfrentar o Corinthians, amanhã. Porém, o técnico Cuca não poderá contar com o zagueiro Reginaldo Nascimento, expulso na última partida.
Mudanças Sem Nascimento, a equipe pode jogar com apenas dois zagueiros. Vágner e Alexandre Luz formariam a dupla de defesa (com chances também para Allan) e Marquinhos entraria sem a necessidade de sacar algum jogador do meio-de-campo. O lateral Ricardinho volta para o banco de reservas com o retorno de Rubens Júnior.