Juan, do Inter, e Seedorf, do Botafogo: vitória parcial| Foto: Erbs Jr./ Frame/ Folhapress

Os jogadores cederam, os presidentes de clube cederam, a televisão cedeu e o movimento de contestação do calendário do futebol brasileiro, liderado pelo Bom Senso FC, deu sinais de avanço. Em reunião na sede da CBF, ontem, no Rio, presidentes de clube, executivos da TV Globo e seis dos atletas que compõem o grupo independente que representa jogadores das Séries A e B indicaram que um consenso se aproxima.

CARREGANDO :)

Mas ainda será preciso aguardar mais uma temporada. Para 2014, muito pouco será observado. As mudanças pleiteadas pelo Bom Senso FC, como maior período de férias, de pré-temporada e fair play financeiro, serão implementadas em 2015. Ou pelo menos essa é a promessa. "Férias de 30 dias, pré-temporada de 30 dias está definido. Não tem mais jogo em janeiro. Isso é lei", garantiu Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, em referência ao ano de 2015.

Os mais de mil jogadores integrantes do Bom Senso FC foram representados no encontro por Alex (Coritiba), Seedorf (Botafogo), Paulo André e Alessandro (Corinthians), Fernando Prass (Palmeiras) e Juan (Internacional). Apesar do "adiamento" da entrada em vigor dos principais pontos de contestação, eles se disseram satisfeitos com o resultado das discussões. "Quando a gente começou o movimento, já sabia das dificuldades para 2014. É um ano atípico. Mas conquistamos uma vitória importante hoje [ontem]", comentou Alex.

Publicidade

Apesar da boa vontade demonstrada por todos, o fato é que definiu-se de concreto apenas que é preciso aprofundar o debate em pontos mais complexos. Como a redução significativa dos campeonatos estaduais, o fair play financeiro e a paralisação dos campeonatos durante as datas Fifa.