O forte calor foi o grande obstáculo dos atletas que participaram da final do skate vertical, na tarde deste sábado (20), no X Games Foz do Iguaçu. Bob Burnquist, uma das estrelas dos jogos, desistiu da disputa no meio da competição para evitar um desgaste maior.
Quem levou a melhor foi o veterano norte-americano Bucky Lasek, de 40 anos, que conquistou seu quinto ouro no vertical. Dois brasileiros completaram o pódio: Sandro "Mineirinho" Dias, em segundo, e Marcelo Bastos, em terceiro. A briga pela medalha no half-pipe, a rampa em formato de U, foi um das grandes atrações do evento por ter como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu. A final, no entanto, esgotou os skatistas. A prova começou às 13h30 e tinha previsão para ser encerrada às 15h, mas acabou durando cerca de uma hora a mais.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a temperatura no momento da disputa girou em torno dos 30º C com uma umidade de 55%, número baixo para os padrões da cidade do Oeste paranaense.
"Fiquei satisfeito com minha colocação, com que eu fiz, mas o calor atrapalhou demais. A gente sofreu muito, ainda mais em uma competição tão longa como essa. Em um dos lados do half-pipe, o sol vinha bem na nossa cara", disse Mineirinho, que conseguiu acertar a manobra dos 900º (dois giros e meio no ar com o skate) e levantou o público que acompanhou a competição.
"Foi praticamente impossível [competir]. Na parte final, quase não tinha mais energia para andar. Estava muito cansado mesmo", reforçou o terceiro colocado Marcelo Bastos.
Neste domingo (21), o Brasil terá representantes em mais duas disputas do skate. Quatro atletas do país participam do street feminino, com destaque para a paulista Leticia Bufoni, medalhista de prata no último X Games, em Los Angeles. No skate park, o catarinense Pedro Barros vai buscar o bicampeonato.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião