Na internet
"Yes, we créu" vira tópico do dia no twitter
Da Redação
A celebração pela escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 reforçada pela saída de Chicago já no primeiro turno foi o assunto do dia no twitter. A ponto de o tópico mais "postado" ontem no serviço de microblogs ter sido "Yes, we créu". O termo nasceu da combinação entre o título de conhecido funk carioca e a frase "Yes, we can" ("Sim, nós podemos"), slogan da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.
Não demorou a aparecer no site uma montagem parodiando a capa da edição de dezembro de 2008 da revista Time. Eleito homem do ano pela publicação, Obama teve seu rosto desenhado pelo renomado artista plástico Shepard Fairey, sobre foto de Manie Garcia, em uma alusão ao revolucionário Ernesto Che Guevara. Mas na nova versão, ele é substituído pelo rosto do humorista Mussum, morto em 1994, com um broche do Rio-2016 e o hit "Yes, we créu".
Outros termos também indicavam que a escolha carioca foi o tema do dia no twitter. "Janeiro", "Olympics", "Congratulations Rio" e "Chicago" também compunham a lista de tópicos mais discutidos.
Já o tom das mensagens trocadas entre os usuários variava da comemoração pela vitória carioca à cobrança para que o robusto orçamento dos Jogos seja bem investido.
Copenhague - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cruzou o Atlântico para tentar usar se prestígio político e pessoal em favor da candidatura de Chicago. Chegou a Copenhague poucas horas antes da eleição, discursou na apresentação final da cidade norte-americana e foi embora para casa. Assim, ele já estava voando quando o Rio ganhou o direito de ser a sede da Olimpíada de 2016.
Ao desembarcar nos Estados Unidos, Obama disse que "não tinha dúvidas" de que Chicago colocou toda a força que foi possível para tentar ser escolhida como sede olímpica, mas lamentou não ter boas notícias.
Depois da eliminação de Chicago ainda na primeira rodada da eleição, Obama contou também que ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para parabenizar o Brasil pela vitória do Rio. "Nossos atletas se encontrarão nos locais de competições em 2016", afirmou o presidente dos Estados Unidos, ao relatar o que disse para o colega brasileiro.
O fato é que o sentimento antiamericano mostrou que é real no COI. Assim, Obama e Chicago pagaram pela deterioração da imagem dos Estados Unidos no mundo nos últimos anos. A cidade norte-americana recebeu apenas 18 votos na primeira rodada da eleição, ficando em último lugar entre as quatro candidatas e sendo eliminada.
A eliminação precoce de Chicago chocou muita gente. Exceto os integrantes do COI. "Isso aqui não era uma concorrência entre chefes de Estado", afirmou Mario Pescante, membro italiano da entidade. O próprio presidente Lula descartou a tese de que era uma vitória pessoal dele sobre Obama: "Foi uma vitória do Brasil."
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo