Porto Alegre - Na noite de ontem, milhares de torcedores do Internacional se reuniram no Estádio Beira-Rio para esperar o primeiro minuto de hoje. Afinal, neste dia 4 de abril, o Colorado gaúcho comemora sua entrada no seleto grupo dos clubes centenários do Brasil. Motivos para celebrar não faltam, como a própria torcida estufa o peito para dizer: "O Inter é campeão de tudo".
Desde o dia 4 de abril de 1909, quando foi fundado, o Inter colecionou inúmeros títulos. Conquistou o Campeonato Gaúcho 38 vezes, é tricampeão brasileiro, venceu a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana, a Libertadores e o Mundial de Clubes. Por tudo isso, os torcedores colorados vivem momento de euforia, certos de que já ganharam tudo o que for possível.
A contagem regressiva para o centenário foi apenas o primeiro passo da festa que irá durar o ano inteiro. Estão programados, entre outros eventos, um jantar na noite de hoje para três mil convidados e um show em dezembro com a presença de Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.
Mas os festejos não deverão atrapalhar o futebol. Segundo a direção do clube, não acontecerão investimentos exacerbados em comemoração pelos 100 anos. O que o Inter quer, de verdade, é outro título nacional como a Copa do Brasil e o Brasileirão, para voltar a disputar a Libertadores no ano que vem.
"No Brasil, há o estigma do mal do centenário. Muitos clubes caem ou quase caem para a Segunda Divisão nesse ano. Estamos atentos a isso e não vamos tirar recursos do futebol para as comemorações", disse o vice-presidente de marketing do Inter, Jorge Avancini, que também comemora a marca de 80 mil sócios do clube.
A rivalidade com o Grêmio explica desde o surgimento até o sucesso colorado. Afinal, o Inter não existiria hoje se não houvesse o arquirrival. Recém-chegados a Porto Alegre, oriundos de São Paulo, os irmãos italianos José e Henrique Poppe não foram aceitos no Grêmio, um clube mantido por alemães. Resolveram, então, fundar seu próprio time, o mais democrático que uma agremiação da época poderia ser: surgia, assim, o Inter. Como forma de provocação aos gremistas, dois negros, que não poderiam se filiar ao Grêmio, assinaram a ata de fundação do Sport Club Internacional no dia 4 de abril de 1909. A rivalidade já surgiu no nascimento.
Serviço
A torcida do Inter em Curitiba promove hoje, a partir das 8 horas, no Parque Barigui, uma carreata até o Jardim Botânico.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião