O final dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver foi inesquecível para o Canadá. O país-sede conquistou a medalha de ouro do hóquei sobre o gelo masculino com uma vitória na decisão por 3 a 2 sobre os Estados Unidos. A final foi decidida apenas na prorrogação com um gol de ouro.
Com o triunfo, a campanha do Canadá em Vancouver é a melhor da história dos Jogos de Inverno. O país conquistou 14 medalhas de ouros em casa, superando o desempenho da ex-União Soviética e da Noruega, que faturaram 13 ouros em 1976 e 2002, respectivamente.
A Alemanha, com dez ouros, 13 pratas e sete bronzes, ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, à frente dos Estados Unidos, que conseguiram nove ouros, 15 pratas e 13 bronzes, sendo o país que conquistou mais medalhas em Vancouver. A Noruega ficou na quarta colocação, com nove ouros, oito pratas e seis bronzes.
A decisão do hóquei foi emocionante. O Canadá abriu o placar no primeiro período com Jonathan Toews e ampliou com Perry Corey na segunda parte do jogo, ficando muito perto do título. Os Estados Unidos diminuíram pouco depois, iniciando a terceira parte do jogo em desvantagem de 2 a 1.
Restando 24 segundos para o final da partida, Zach Parise empatou o duelo e provocou a prorrogação, com gol de ouro. Aos 7 minutos e 40 segundos brilhou a estrela de Sidney Crosby, que marcou o gol do título do Canadá.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião