A dez dias de ser apresentado oficialmente no circuito português de Portimão, o Renault para a temporada 2009 está em "recuperação". Carro que será usado por Nelsinho Piquet e Fernando Alonso este ano, o R-29, foi reprovado duas vezes no teste de colisão obrigatório da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Segundo o site "Autosport", os problemas teriam acontecido após o impacto do nariz e da lateral do carro.
Se valer a superstição, a Renault já pode botar a champanhe na geladeira. Em 2005, ano do seu último título mundial, a equipe também teve o seu carro reprovado na colisão lateral. A equipe minimiza o problema e garante que os engenheiros já trabalharam para resolvê-lo.
"Não é algo raro de acontecer. Entretanto, já identificamos o problema e o resolvemos. O carro será testado em Algarve, no dia 19 de janeiro".
Entre os motivos para a reprovação no teste de colisão está a implantação do novo sistema de recuperação de energia cinética (Kers). Todo ano, as equipes lutam para reduzir o peso nos carros até o limite, e em 2009, todas estão tendo que se adaptar aos quilos extras do novo sistema.