Os repetidos casos de racismo no futebol inglês fizeram com que a Associação de Futebol do país (FA) tomasse uma atitude. Nesta quinta-feira, a entidade decretou que a partir da próxima temporada qualquer caso de abuso racial em campo resultará em uma suspensão de no mínimo cinco partidas.
Em comunicado oficial, a entidade afirmou que a punição de cinco partidas é um "nível de entrada" para as "últimas sérias" ofensas discriminatórias, com suspensões maiores se o nível da ofensa também for maior. Aqueles considerados culpados em casos de racismo também terão que participar de programas educacionais.
Segundo o presidente da FA, David Bernstein, o decreto é importante para combater todo tipo de discriminação. "É importante colocar que o acordo de hoje (quinta-feira) engloba todos os elementos da discriminação, não apenas o abuso racial", comentou.
Como acontece também na Espanha e na Itália, o abuso racial tem se tornado constante no futebol inglês, dentro e fora de campo. Entre os jogadores, o caso recente que ficou mais conhecido foi o do uruguaio Luis Suárez. No final de 2011, o atacante do Liverpool foi flagrado ofendendo racialmente o lateral Evra, do Manchester United. Como resultado, acabou pegando gancho de oito partidas.
Deixe sua opinião