São Paulo (AE) Criada em 1979 e principal categoria brasileira atualmente, a Stock Car torna-se sul-americana na manhã de hoje. Às 11 horas , no circuito 7 do Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires, capital da Argentina será dada a largada para a primeira corrida oficial (valendo pelo campeonato) da categoria fora do país.
Na pista, a prova, 10.ª da temporada 2005, terá a presença de pilotos argentinos Esteban Tuero e Guillermo Ortelli , aumentando o grid para 42 carros, e pode definir o campeonato em favor de Cacá Bueno. Mas a internacionalização tem outros interesses, ligados à expansão da categoria.
Um dos aspectos que fez a Stock caminhar para o Sul do continente é econômico. Várias empresas que patrocinam equipes, pilotos e a própria categoria têm interesse no Mercosul e especificamente na Argentina. Há também a intenção de atrair pilotos do país vizinho para o campeonato. Além do interesse em trocar experiências e informações entre equipes, pilotos e engenheiros a Argentina tem uma competição forte de Turismo, a TC 2000, que também corre neste domingo em Buenos Aires e que participou de uma etapa brasileira da Stock, em junho, em Curitiba. Sem contar que pelo menos 50 mil pessoas assistem às provas, o que representaria recorde de público para a Stock Car.
"Essa corrida na Argentina representa muito para a Stock, pois mostra o nível que alcançamos, atraindo empresas do Mercosul e realizando corridas fora do Brasil, diz Cacá Bueno, da Action Power. "Essa internacionalização é muito boa, pois a gente vê a categoria crescer, acrescenta Giuliano Losacco, da Medley/A. Mattheis. "Vencer na Argentina seria marcante e daria visibilidade para mim, para a equipe e para os patrocinadores, completa Hoover Orsi, da Nasr/Castroneves.
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Stock Car, às 11 horas, na Globo/ RPC.
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