Catorze torcidas de clubes brasileiros têm motivos de sobra para comemorar. País continental, o Brasil já tem mais da metade dos campeonatos estaduais com seus campeões. A festa vale para torcidas de clubes tradicionais e de equipes de pouca tradição. E algumas não festejam em seus estados há bastante tempo.
Em São Paulo, a torcida do Santos não vibrava com um título paulista desde 1984. No Rio, outros alvinegros também já estavam com saudade de dizem que são campeões estadual: o Botafogo, que não vencia o Carioca desde 1997. Mesmo jejum enfrentado pelo Paraná, que superou a dupla Atletiba.
No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional voltaram a decidir o Gaúcho após sete anos e os tricolores impediram os colorados de comemorarem o pentacampeonato.
Outro clássico decidiu o Pernambucano. Em um duelo equilibrado, o Sport derrotou o Santa Cruz nos pênaltis.
Em vários estados, os favoritismo confirmaram o poderio e ganharam o troféu. Casos do Cruzeiro, Goiás, Brasiliense, Figueirense e Paysandu.
Doze estaduais ainda não chegaram ao final, como o Baiano. A competição foi ampliada porque o Estado não tem representante na Série A do Brasileiro e nem na Série B, que começam neste fim de semana.
A lista dos campeões:
Amazonas - São RaimundoCeará - CearáDistrito Federal - BrasilienseEspírito Santo - VitóriaGoiás - GoiásMinas Gerais - CruzeiroPará - PaysanduParaná - ParanáPernambucano - SportRio de Janeiro - BotafogoRio Grande do Norte - BaraúnasRio Grande do Sul - GrêmioSanta Catarina - FigueirenseSão Paulo - Santos
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais