Ficha Técnica

Curitiba, 17hParaná x CianorteParaná - Luís Carlos; Onildo, Rafael Vaz e Wellington; Paulo Henrique, Javier Mendéz, Borges, Alan, Taianan e Henrique; Tito.Técnico: Roberto Cavalo.Cianorte - Marcelo; Ligger, Brinner e Alexandre (Carlão); Amaral, Vinícius (Macula), Elvis, Geandro e Giancarlo; Thiago Santos (Elton) e Deivis (Almir)Técnico: Ronaldo Bagé.Estádio: Vila Capanema. Árbitro: Edivaldo Elias da Silva. Auxs.: Bruno Boschilia e Moisés Aparecido de Souza.

CARREGANDO :)

Uma partida em casa contra o Cianorte não deveria inspirar muitos temores ao Paraná. Mas, nas circunstâncias atuais, o Tricolor, atual lanterna do Paranaense, prefere a cautela para tentar evitar a quarta derrota na competição. No jogo de sábado (29), às 17 horas, na Vila Capanema, o técnico Roberto Cavalo deve escalar o time com três zagueiros e três volantes, um verdadeiro ferrolho no setor defensivo.

Apesar de não ser o esquema preferido do treinador, a formação com o trio de defensores parece ter se tornado uma necessidade para a equipe que, atuando no tradicional 4-4-2, sofreu nove gols em apenas quatro jogos, o pior desempenho do Estadual até aqui. "Eu nunca fui muito fã de jogar com três zagueiros, mas tenho a oportunidade e vou testar. Quando você não ganha, e vem tomando gols como a gente, tem que pensar na marcação", defende o treinador, emendando: "Hoje, o primeiro passo para o Paraná é não sofrer gols", admite.

Publicidade

O zagueiro Wellington, favorecido pela nova formação, obviamente aprovou o esquema escolhido. "O clima é de pressão e sabemos que a partida é muito difícil. Já joguei antes com três zagueiros e espero que dê certo", diz o jogador, que vai atuar pela primeira vez como titular na temporada. Além dele, Rafael Vaz e Onildo irão compor a defesa Tricolor. Na frente, foram escalados apenas o meia Taianan e o atacante Tito.

Apesar disso, Cavalo afirma que o Tricolor não irá abdicar das jogadas ofensivas, tentando, principalmente, marcar o gol antes que o adversário. "No amistoso [contra o Cerro Porteño, do Paraguai] em que saímos na frente, foi uma alegria só. Infelizmente, isso ainda não aconteceu no campeonato", lamenta o treinador.

Os constantes problemas apresentados pelo Paraná em campo acabam por abafar qualquer comentário em relação ao adversário. Por isso, Cavalo fez questão de demonstrar preocupação com o Cianorte. A equipe do Noroeste ocupa a vice-liderança do campeonato, com consideráveis oito pontos a mais do que o Tricolor. "[O adversário] nos preocupa bastante. Eu disse aos nossos atletas que não vejo o Roma tão bem quanto o Cianorte. E o Roma nos ganhou de uma maneira até fácil. Por ser um Cianorte que vem embalado, nós temos que nos precaver", alerta.

A partida de hoje é a primeira de uma sequência de quatro jogos que o Paraná terá em Curitiba. Depois do Leão do Vale, o Tricolor tem pela frente Paranavaí, o clássico contra o Atlético na Arena da Baixada e mais uma partida na Vila Capanema, ante o Operário.