Ex-técnico de Thiago Pereira e Joanna Maranhão, Fernando Vanzella é o novo treinador da seleção feminina de natação do Brasil. A oficialização do novo cargo foi feito durante o primeiro dia do Conselho Técnico Nacional de Natação, segunda-feira, no Rio. Até então, o mesmo técnico comandava tanto os homens quanto as mulheres. Alberto Silva, o Albertinho, agora fica só com o time masculino.
"Será um desafio interessante em minha carreira, um momento em que queremos ampliar a natação brasileira. Conto com o apoio da comunidade aquática e também da confederação para trilhar da melhor forma possível esse projeto", comentou Vanzella.
O treinador atualmente estava trabalhando com Henrique Rodrigues com quem foi aos Jogos de Londres. Vanzella também esteve nas duas Olimpíadas anteriores. Para Atenas ele foi acompanhando Lucas Salatta. Quatro ano depois, treinou Thiago Pereira nos Jogos de Pequim. Atualmente ele também orientava a garota Jéssica Carvalheiro, de 21 anos, esperança da natação brasileira.
A divisão do comando técnico da seleção de natação por sexo não foi a única novidade no primeiro dia do Conselho Técnico. Também foi contratado o ex-nadador Djan Madruga para ser o diretor executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Com isso, Ricardo Moura segue como supervisor.
Nas outras modalidades, o foco é na contratação de técnicos estrangeiros. Para o polo aquático masculino já chegou o sérvio Mirko Blazevic. No feminino, a treinadora é a norte-americana Sandy Nitta. Os saltos ornamentais e o nado sincronizado também terão técnicos vindos de fora para este ciclo olímpico.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião