A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quinta-feira (4) o afastamento por tempo indeterminado do árbitro Nielson Nogueira Dias. Ele foi punido pelos erros cometidos durante o jogo em que o São Paulo venceu o Cruzeiro, por 2 a 0, na noite de quarta, em Uberlândia, pela 33ª rodada do Brasileirão.
A grande falha de Nielson na partida em Uberlândia aconteceu aos 33 minutos do segundo tempo, quando ele marcou pênalti a favor do São Paulo num lance em que o atacante Ricardo Oliveira sofreu a falta fora da área. Na cobrança, o goleiro Rogério Ceni fez o gol e garantiu a vitória são-paulina por 2 a 0.
Segundo o comunicado da Comissão de Arbitragem da CBF, Nielson ficará fora da escala do Brasileirão e será "submetido a atividades de aprimoramento referente à Regra 12 (faltas e infrações) e trabalho em equipe, ficando à disposição após o relatório do trabalho realizado".
Além do afastamento de Nielson, a Comissão de Arbitragem decidiu nesta quinta-feira convocar o árbitro Francisco Nascimento para "analisar a partida e discutir os lances de interpretação da Regra 12", após ele ter apitado o jogo em que o Corinthians goleou o Avaí, por 4 a 0, também na noite de quarta, no Pacaembu.