A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (9), o novo calendário do futebol brasileiro de 2020, que terminará apenas em 2021, por causa das paralisações de disputas durante a pandemia de coronavírus.
Segundo a CBF, o Brasileirão da Série A tem início previsto para o dia 9 de agosto, ou seja, daqui a um mês. A rodada final está marcada para 24 de fevereiro de 2021, data que marca a conclusão do calendário 2020 no país.
>> Confira as datas prováveis dos 380 jogos do Brasileirão Série A
A entidade informa que “o detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as diretrizes operacionais para a realização das partidas”.
Vale lembrar que os clubes brasileiros anteciparam as férias dos jogadores durante este período de paralisação. Logo, as competições avançarão em datas como Natal e Ano Novo, com jogos previstos para o final de semana dos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro.
"Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores", destacou o presidente da CBF, Rogério Caboclo.
Já os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados de forma independente nos próximos dias.
O documento contempla também as datas-base das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022, que será no Catar. O calendário confirmado pela Fifa prevê seis datas - são duas no mês de setembro, nos dias 3 e 8, duas em outubro, 8 e 13, e duas em novembro, nos dias 12 e 17.
Sobre as competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, a CBF informou que as novas datas serão informadas em breve pela entidade.
As datas de cada competição
Série A – Início dia 9 de agosto e fim 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas;
Copa do Brasil – Início dia 26 de agosto e fim 10 de fevereiro de 2021. A disputa será reiniciada com os jogos de volta da terceira fase e segue com o mesmo regulamento
Série B – Início dia 8 de agosto e fim 30 de janeiro de 2021. Permanece em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte
Série C – Início dia 9 de agosto e fim 31 de janeiro de 2021. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano;
Série D – início 6 de setembro e fim 7 de fevereiro de 2021.
Eliminatórias para a Copa – A Fifa marcou o início da disputa para setembro, com jogos marcados também em outubro e novembro.
Libertadores e Sul-Americana – As competições ainda não têm data oficial de retorno.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Deixe sua opinião