O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou ontem que o Flamengo vai dividir com o Sport o título de campeão brasileiro de 1987. O reconhecimento foi feito após reunião realizada na sede da entidade, com a presença da presidente do Rubro-Negro, Patrícia Amorim. Com a decisão, o time da Gávea se torna de maneira oficial hexacampeão nacional. Agora, o clube vai discutir na Justiça o destino da chamada "Taça das Bolinhas", entregue há uma semana para o São Paulo.
O torneio de 87 foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro daquele ano, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar. O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular.
Como a taça seria de posse do primeiro time pentacampeão brasileiro (ou do que conquistasse três torneios consecutivos), o Flamengo a solicitou ao ganhar em 1992. Devido ao imbróglio, a Caixa Econômica Federal não entregou o troféu. A polêmica se reacendeu em 2007, quando o São Paulo foi campeão pela quinta vez. Desde então, os dois clubes têm disputado o prêmio. No último dia 14, o time do Morumbi recebeu, enfim, a "Taça das Bolinhas". O Sport considerou a decisão política e promete recorrer à Justiça.
Deixe sua opinião