A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira (16), o calendário de jogos da Copa do Brasil de 2012. A competição terá início no dia 7 de março, uma quarta-feira, e vai seguir até o dia 25 de julho, quando acontecerá o segundo jogo da final. Desta forma, o torneio vai começar e terminar três semanas mais tarde do que em 2011.
Os quatro times paranaenses na competição estreiam em 7 de março, às 20h30. O Coritiba viaja até Manaus para enfrentar o Nacional; o Atlético enfrenta o Sampaio Corrêa, em São Luís e o Paraná joga com o Luverdense, no Mato Grosso. O único time do estado que vai atuar em casa, no mesmo dia e horário, será o Operário que recebe o Juventude, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.
Se as equipes que atuarem fora de casa vencerem por dois ou mais gols de diferença, a partida de volta não será realizada. Caso não consigam o resultado, o Atlético volta a campo na Copa do Brasil no dia 14 de março, mesma data de um eventual segundo confronto entre Juventude e Operário, em Caxias do Sul. Já o Paraná, em um jogo de volta, entra em campo no dia 15, enquanto que o Coritiba atua no dia 21.
Outros times
Cruzeiro, São Paulo e Grêmio também estreiam em 7 de março,às 22h, fora de casa. Os mineiros enfrentam o Rio Branco-AC na Arena da Floresta e o Grêmio vai a Aracaju pegar o River Plate-SE. Já o São Paulo não vai ter que se deslocar até Tucuruí (PA), a 480km de Belém, para pegar o Independente, já que sua partida foi marcada para o Mangueirão.
Também no dia 7, o Bahia visita o Auto Esporte-PB em João Pessoa e o Atlético-GO enfrenta o Gurupi-TO, também fora de casa. O primeiro jogo da competição, porém, será Gama x Ceará, às 19h30, em Gama.
Na quarta-feira seguinte, dia 14, às 22h, estreiam o Palmeiras, o Atlético-MG e o Botafogo. Os paulistas vão a Coruripe (AL) pegar o time local, os mineiros visitam o CENE no Morenão, em Campo Grande, e os cariocas encaram o Treze em local a definir, uma vez que o time paraibano tem que cumprir um jogo de perda de mando de campo.
No mesmo dia a Ponte Preta estreia na Copa do Brasil no gramado sintético do Passo D'Areia, em Porto Alegre, contra o Sapucaiense, o Náutico visita o Santa Cruz-RN na cidade homônima e o Sport vai a Teresina pegar o Quatro de Julho. Já a Portuguesa estreia na quinta-feira dia 8, contra o Cuiabá, na capital mato-grossense.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião