Empenhada em conquistar para o Brasil a sede da Copa do Mundo de 2014, a CBF considera que a preparação para o país organizar o evento começa formalmente nesta quinta-feira, dia 28. A data marca o início de uma visita do presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao Brasil.
O dirigente da entidade que comanda o futebol mundial se reúne com o presidente da República, Lula, e do CBF, Ricardo Teixeira, em Brasília. A candidatura brasileira para organizar o Mundial de 2014 será o principal tema do encontro, com Lula revelando o apoio oficial do governo federal à proposta.
"O presidente Blatter já garantiu que a Copa do Mundo de 2014 será realizada na América do Sul e reconhece o Brasil como um legítimo postulante. Essa visita vem ratificar esse reconhecimento, tendo agora o presidente da Fifa a oportunidade, no encontro com o presidente Lula, de tomar conhecimento pessoalmente da nossa pretensão de candidatura", afirma Teixeira.
Blatter já disse considerar natural a pretensão brasileira, mas afirma que o país precisa garantir os pesados investimentos necessários para receber um evento do porte da Copa do Mundo.
"A Copa de 2014 deve ir para a América do Sul e eu gostaria que fosse no Brasil. Mas, para isso, o país vai ter que investir bilhões de dólares nos estádios e na infra-estrutura", disse o dirigente no Congresso de Treinadores, realizado no dia 11 em Berlim.
O presidente da CBF conta com investimentos privados para viabilizar os investimentos necessários. Ricardo Teixeira considera que o Brasil precisa construir até 12 estádios. Aí surge uma aparente divergência do dirigente com o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, que declarou na segunda-feira, dia 25, que alguns estádios poderiam passar por reformas, como a Arena da Baixada.
"A construção e reforma de estádios que os deixem dentro dos padrões exigidos pela Fifa caberá à iniciativa privada."
Além do Brasil, a Colômbia manifestou o desejo de receber o Mundial. Canadá e México também estariam dispostos a sediar a competição em 2014. As candidaturas deverão ser apresentadas até abril. O vencedor será divulgado em 2008.